Uma parceria firmada entre a Coordenação de Desenvolvimento Agrário, unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia e a consultoria Prosperar, realizou durante a semana em Formosa do Rio Preto, no estremo oeste baiano, reunião no Sindicato do Trabalhadores Rurais, para apresentar as etapas e metodologias da Chamada Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural, que contemplará diversas famílias de agricultores familiares beneficiadas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
As reuniões tem como objeto fomentar o acesso ao crédito e a comercialização dos itens produzidos pela agricultura familiar. Para Isabel Oliveira coordenadora de Reforma Agrária da CDA, essa era a ação que faltava para consolidar o Crédito Fundiário. É a oportunidade de potencializarmos, ainda mais, o poder de produção e sustentabilidade econômico-financeira destes projetos e dessas famílias“,
No período de 26 meses a equipe técnica formada por agrônomos, sociólogos, veterinários, pedagogos e gestores ambientais, irá prestar assistência técnica junto aos agricultores familiares do município, reorganizando as associações e orientando o georreferenciamento dos imóveis rurais, que tiverem seus financiamentos liquidados.
As reuniões também aconteceram nos municípios Riachão das Neves, Cotegipe e Catolândia, no Território de Identidade Bacia do Rio Grande e nesta etapa certa de 450 famílias serão beneficiadas.