Formosa do Rio Preto terá uma das maiores feiras do agro na Bahia

A grandiosidade de Formosa do Rio Preto, na Bahia, esteve representada nesta sexta-feira (15), com o lançamento da segunda edição da AgroFormosa, feira do agro, que em breve se tornará uma das maiores do estado. O município é um dos maiores produtores de grãos do país, entretanto ainda se comportava como o primo pobre entre os grandes do agro. Mas agora, ao mirar o futuro e antecipando o lançamento em pouco mais de 6 meses, os diretores da Acrifor (Associação dos Criadores de Formosa do Rio Preto) pretendem visibilizar o potencial do maior município do Nordeste, trazendo grandes marcas e expositores, dado o grande sucesso da primeira edição da feira, realizada em julho deste ano.

Uma demanda da população e dos membros do setor produtivo de uma das cidades mais relevantes do cenário da produção agropecuária regional, a Agroformosa reuniu aproximadamente 50 expositores e 45 mil visitantes em junho deste ano, na primeira edição.

O evento de lançamento da edição de 2024 contou com a presença de autoridades e representantes do setor, foi transmitido ao vivo para o todo o país e acompanhado por centenas de espectadores em um dos maiores canais dedicados ao agro. Cerca de 250 pessoas estavam presentes no auditório do hotel.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Sabino Gomes, presidente da Acrifor – Foto: Divulgação

. “Todos os setores da economia de Formosa, ligados ou não ao agro, serão beneficiados com a realização e ampliação da feira. Esperamos que todas as expectativas sejam superadas em negócios, marcas, empresas e visitantes para esta próxima edição”,

afirma o presidente da feira e da associação, Sabino Gomes.

Ainda conforme a diretoria da entidade, a área útil do evento será mais do que dobrada na próxima edição. “Teremos também incremento de um pavilhão coberto e mais áreas dedicadas a segmentos do comércio e prestação de serviços em geral”, conta Gomes.

AgroFormosa 2024

A feira agrícola terá o tema “Solo fértil, agro forte” e deve contar com os mais diversos segmentos ligados ao agro, como insumos, máquinas agrícolas, irrigação, instituições financeiras, entre outros. Com infraestrutura ampliada para a próxima edição, os espaços estarão distribuídos em uma área de 66 mil m². A próxima edição acontecerá entre 26 e 29 de junho, no Paque de Vaquejada Major Leopoldo.

Safra 2024

Para a safra 2023/2024, mais de 2,3 milhões de hectares de grãos estão sendo cultivados na região, evidenciando a importância socioeconômica da região. Para a diretoria da Acrifor, o evento é uma porta de entrada para garantir investimentos e impulsionar ainda mais o desenvolvimento de toda a região.

Formosa do Rio Preto

O município deve ganhar no próximo ano duas linhas de transmissão de energia e a construção de uma subestação. Os dados foram revelados em primeira mão pelo Portal do Cerrado, após o lançamento do Novo PAC em agosto. Em nota ao site, o Ministério de Minas e Energia destacou o envolvimento do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) na etapa de diagnóstico da potencialidade da região. (leia aqui)

Embora a plantação e a exportação de comodities sejam abundantes, o município ainda é carente de infraestrutura. Além da capacidade energética ainda insuficiente, é necessário melhorar as condições de telefonia, estradas para escoação da produção e saúde que atenda a demanda da população, além de uma questão crucial, que é a formação de mão-de-obra, ainda escassa no município.

cidadeNotícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário