Três vereadores, de um total de onze, estão afastados de seus cargos em Formosa do Rio Preto, na Bahia, para tratamento de saúde. Todos eles compõem ou votam com a base governista do prefeito Manoel Afonso (PSD).
José Edmilson de Souza de Silva, conhecido como Zuza (Republicanos) e Antônio Martins dos Santos, popular Tonho do Bode (PSD) passaram por cirurgias recentemente e devem ficar 60 dias afastados do cargo.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O afastamento de ambos, como prevê a legislação de regimento, não admite que suplentes assumam seus lugares imediatamente, a não ser que o prazo, seja maior do que dois meses ou afastamento definitivo.
Já o presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Cordeiro dos Reis, teve, segundo informações não oficiais, um acidente vascular cerebral, do tipo hemorrágico, na segunda-feira (11) e até ontem, permanecia na sala vermelha do Hospital do Oeste em Barreiras, na mesma região da Bahia. O estado de saúde dele é considerado estável e não corre riscos. Informações também não confirmadas oficialmente, indicam que ele sofre hipertensão severa. Na terça, ele mantinha instabilidade de níveis pressóricos. O vereador também passou por avaliação cardiológica.
Uma nota divulgada nos stories de uma rede social, diz que “O Hermínio encontra-se no HO com quadro de crise hipertensiva em uso de de monitoração cardíaca, sinais vitais estáveis, sob efeito de medicações para para controlar os níveis pressóricos”.
Durante o afastamento temporário de Hermínio, o vice-presidente da Casa, o vereador Professor Edson, assume seu lugar na Casa para a condução das sessões. Na última terça-feira (12), por conta da doença do presidente, não houve sessão ordinária.