Formosa: emoção no 6º Desafio Rio Preto de Mountain Bike

Domingo em Formosa do Rio Preto, na Bahia, foi dia de pedalar com garra. O 6º Desafio Rio Preto de Mountain Bike tomou algumas ruas e uma trilha pela zona rural, transformando o município no centro do ciclismo do oeste baiano. A competição reuniu 158 atletas para testar habilidades, resistência e a adrenalina de cada subida e descida desafiadora em dois percursos de 60 e 40 km. Além de uma galeria sob a BR-135, os atletas percorreram um pequeno trecho de não mais do que 500 metros pela rodovia federal.

A cidade em si, com suas paisagens interessantes, viu parte de sua rede hoteleira lotada, evidenciando o entusiasmo pelo turismo ainda carente de ações. Famílias inteiras vieram apoiar os participantes e cada um trouxe consigo mais do que bicicletas; trouxe a energia vibrante de quem compartilha uma paixão.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Emoção não faltou com campeões coroados em diversas categorias, com destaque para a feminina, que não só desafiou as trilhas mas também os estereótipos, mostrando a força e a determinação das mulheres no esporte. A energia da pequena torcida local se multiplicavam a cada pedalada, a cada superação e, especialmente, a cada vitória. Voluntários ajudaram na realização da prova, organizada pelo Cid Bike, que a cada ano supera na organização.

A prova também teve apoio da Brigada Voluntária e da 86ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar).

6º Desafio Rio Preto aconteceu neste domingo (14) em Formosa do Rio Preto, na Bahia – Foto: Reprodução

Uma das chegadas mais emocionantes teve a participação de um formosense e vitória de um barreirense por milésimos de segundo, cronometrados pela Oeste Chip.

A prova teve largada simbólica na Praça da Matriz por volta das 8h e reuniu um público ainda pequeno para a importância da competição, saudando a chegada dos competidores após as 10h. Um pódio montado ao meio da praça, construída na década de 1970, premiou os vencedores, com troféus, medalhas e dinheiro. Ao todo, a competição distribuiu R$ 25 mil com apoios de patrocinadores locais.

Antes da premiação, os participantes e público ainda tiveram música ao vivo, ao som de Jorginho Vidal e banda.

Se na cidade houvesse um calendário esportivo e apoio institucional sério, certamento o Desafio Rio Preto de Mountain Bike já estaria fazendo parte do calendário de grandes competições. De qualquer forma, o desafio em si, além da boa organização, foi um espetáculo de força de vontade e a celebração do ciclismo como ferramenta de união e inspiração.

Formosa do Rio Preto confirmou seu lugar no mapa como um destino para ciclistas e entusiastas do esporte, sedimentando a tradição e a paixão pelo ciclismo no extremo oeste da Bahia. Agora é esperar o próximo ano.

cidadeDestaque
Comentários (0)
Adicionar Comentário