Uma moradora de Formosa do Rio Preto, na Bahia, teve suas contas em duas redes sociais hackeadas e agora desconhecidos aplicam golpes nos usuários. Ela já registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil. Até a manhã deste sábado (2), as contas ainda não haviam sido recuperadas ou derrubadas pela Meta, empresa dona do Facebook e Instagram.
Pelo menos duas pessoas da cidade já caíram no golpe e agora querem reaver os valores.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Segundo a proprietária, as contas estão sendo usadas por desconhecidos para fazer extorsão em dinheiro, e que ela está sofrendo cobranças indevidas, seguida de ameaças. Nas postagens dos desconhecidos, oferecem vantagens financeiras usando os seus perfis. Quando uma pessoa cai no golpe, o invasor a bloqueia imediatamente.
A conta do Facebook dela já teve suas imagens alteradas neste sábado como sendo de um parque aquático. Idalina Batista, que também é assistente social, divulgou card com informações sobres suas redes sociais hackeadas, tanto a do Instagram como a do Facebook.
Como se proteger
Proteger as suas contas nas redes sociais, uma boa senha é essencial. Para isso, evite senhas com números sequenciais ou data de nascimento, por exemplo. Use caracteres especiais como *$#. A medida é essencial para evitar possíveis fraudes, que podem causar sérios problemas aos usuário.
Outra segurança é ativar a autenticação com dois fatores. Acesse sua conta, vá em configurações de “login e senha”, role a tela para baixo e siga as instruções.
Desconfie de facilidades e lucros imediatos. Nestas horas, leve em conta o velho dito popular de que “não existe almoço de graça,” assim evitando dores de cabeça.