Os prejuízos da sobrecarga de energia em Formosa do Rio Preto, na Bahia na noite de terça-feira (9) podem ser milionários. A cidade está sem abastecimento de água, um agência bancária ficou sem funcionamento e aulas foram suspensas nesta quarta. A sobrecarga afetou a maioria das residências e casas comerciais, umas com mais e outras com menos prejuízo. Ao que tudo indica, com padrão trifásico.
Aparelhos de ar-condicionado foram queimados e dezenas motores de portões automatizados estão danificados. Alguns pontos permanecem sem energia na tarde desta quarta-feira (10).
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Também sem energia, a agência do Bradesco não abriu para atendimentos e os caixas eletrônicos não funcionaram. A sobrecarga atingiu a central de captação de água da Embasa, o que afeta o abastecimento em toda a cidade. Por conta disso e de equipamentos energizados, as aulas na rede municipal foram suspensas. Moradores relatam a queima de eletrodomésicos e e elero eletrônicos. Freezers, geladeiras, micro-ondas, fontes de computadores e de celuares, tiveram perdas.
Boa parte de moradores e empresários ainda contabilizam o valor dos prejuízos. Em um supermercado, o valor beira os R$ 5 mil, com balanças queimadas e outros equipamentos necessários para funcionamento. Em outro, todo o sistema computadorizado não funciona, o que impede além de outras coisas, a emissão de notas fiscais eletrônicas.
O Portal do Cerrado apurou que o hospital municipal, também registrou danos. Equipamentos hospitalares, como momba de infusão, impressora, cardioversor, monitor, nobreak, estabilizador, CPU, lâmpadas e ar condicionado foram completamente danificados.
Por meio de nota, a concessionária de energia disse que iniciou os processos remotos que normalizaram o fornecimento de energia em cerca de 30 minutos. Disse ainda que triplicou o efetivo de profissionais na cidade para tratar os casos individuais e substituir os equipamentos de medição das unidades consumidores afetadas pela situação.
No final da tarde, a Coelba informou que uma equipe fará aendimento especial aos moradores já a partir desta quinta-feira (11) em dois pontos da cidade.
O objetivo, segundo comunicado da distribuidora, é facilitar as solicitações referentes ao ressarcimento por danos elétricos. Os moradores podem solicitar o serviço ligando gratuitamente para o número 116 e poderão se dirigir aos pontos presenciais. (leia aqui)