Formosenses participam do 10º encontro dos Povos do Cerrado

Moradores da zona rural de Formosa do Rio Preto, na Bahia, em sua maioria, residentes no alto gerais do Rio Preto, participam até o próximo sábado (16), da décima edição do Encontro e Feira dos Povos do Cerrado. O evento acontece em Brasília (DF) e começou na quinta-feira (13).

Quilombolas, geraizeiros, indígenas, quebradeiras de coco babaçu, entre outras comunidades e povos tradicionais, vão partilhar com o governo, sociedade civil organizada e público em geral seus saberes ancestrais e seus caminhos de bem-viver.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

A programação inclui discussões políticas sobre combate ao desmatamento, a gestão dos recursos hídricos, filantropia para o Cerrado. Além o encontro tem apresentações culturais e feira de comercialização de produtos da sociobiodiversidade.

O evento será uma imersão profunda na defesa do bioma e vai reunir cerca de 500 representantes de Comunidades e Povos Tradicionais do Cerrado. A Feira, integra o Encontro com a venda de produtos das cadeias socioprodutivas do Cerrado. São esperados diariamente cerca de 10 mil pessoas para conhecer um festival de cores, sons e sabores da cultura cerratense.

Moradores de Formosa do Rio Preto, na Bahia, participam X Encontro e Feira dos Povos do Cerrado reúne povos e comunidades tradicionais em Brasília de 13 a 16 de setembro – Foto: Reprodução/ Rede Cerrado

Serão quatro dias de eventos para mostrar as belezas do Cerrado, seus povos e comunidades tradicionais.
Além de shows com grupos culturais de diferentes comunidades, terá a apresentação da cantora e atriz, Letícia Sabatella e Pereira da Viola. Além de oficinas e mesas redondas com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva.

Em um vídeo que o Portal do Cerrado teve acesso, mostra duas geraizeiras, da comunidade Gatos, falando sobre suas experiências na participação do evento.

Veja vídeo


cidade
Comentários (0)
Adicionar Comentário