Moradores da zona rural de Formosa do Rio Preto, na Bahia, em sua maioria, residentes no alto gerais do Rio Preto, participam até o próximo sábado (16), da décima edição do Encontro e Feira dos Povos do Cerrado. O evento acontece em Brasília (DF) e começou na quinta-feira (13).
Quilombolas, geraizeiros, indígenas, quebradeiras de coco babaçu, entre outras comunidades e povos tradicionais, vão partilhar com o governo, sociedade civil organizada e público em geral seus saberes ancestrais e seus caminhos de bem-viver.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
A programação inclui discussões políticas sobre combate ao desmatamento, a gestão dos recursos hídricos, filantropia para o Cerrado. Além o encontro tem apresentações culturais e feira de comercialização de produtos da sociobiodiversidade.
O evento será uma imersão profunda na defesa do bioma e vai reunir cerca de 500 representantes de Comunidades e Povos Tradicionais do Cerrado. A Feira, integra o Encontro com a venda de produtos das cadeias socioprodutivas do Cerrado. São esperados diariamente cerca de 10 mil pessoas para conhecer um festival de cores, sons e sabores da cultura cerratense.
Serão quatro dias de eventos para mostrar as belezas do Cerrado, seus povos e comunidades tradicionais.
Além de shows com grupos culturais de diferentes comunidades, terá a apresentação da cantora e atriz, Letícia Sabatella e Pereira da Viola. Além de oficinas e mesas redondas com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva.
Em um vídeo que o Portal do Cerrado teve acesso, mostra duas geraizeiras, da comunidade Gatos, falando sobre suas experiências na participação do evento.