Uma funerária foi interditada na manhã desta sexta-feira (26) em Formosa do Rio Preto na Bahia, por realizar, segundo a Vigilância Sanitária do município, procedimentos não autorizados. Foi imposta, ainda, à empresa autuada, multa no importe de R$ 6.000,00.
Ainda de acordo com denúncia recebida, funcionários realizavam na noite de ontem (25), nas dependências da Funerária Santa Rita, tanatopraxia, procedimento que consiste na retirada de sangue do corpo, substituindo por substância de preservação, com o objetivo de conservar o corpo para a cerimônia fúnebre . Ainda segundo a Vigilância Sanitária Municipal, a funerária não poderia realizar o procedimento retro mencionado tendo em vista a necessidade de adequação do descarte em ambiente correto e o contrato de recolhimento de material descartado por uma empresa especializada.
Segundo restou apurado, a funerária possui profissional habilitado para a função e atividade de tanatopraxia, mas tal profissional não estaria presente no momento da realização do procedimento de ontem.
Outro lado
O Portal do Cerrado entrou em contato com a Drª. Malena Gomes, advogada que representa a empresa autuada, que contesta a ação do poder público, afirmando ter havido claro excesso na atuação de seus prepostos.
Segundo a advogada, a Vigilância Sanitária não poderia ter realizado a interdição integral da empresa por conta de irregularidades supostamente constatadas na clínica de tanatopraxia.
“A funerária exerce atividade de vendas de planos, urnas e ornamentos fúnebres enquanto a clínica de tanatopraxia se presta ao preparo e conservação de corpos. São atividades distintas e que independem uma da outra.”
Esclareceu a advogada.”Iremos recorrer e acreditamos que as atividades da funerária serão prontamente restabelecidas ainda na segunda feira”, acrescentou.