Luís Eduardo Magalhães

Galos apreendidos em rinha em Luis Eduardo são abatidos após decisão judicial

Galos apreendidos em uma rinha em Luís Eduardo Magalhães foram abatidos na tarde de sexta-feira (9), após autorização judicial. O abate de 90 aves foi feito em uma indústria de processamento de aves no município do Oeste.

Desde o final de julho quando foram apreendidos, as aves estavam em um antigo pátio da delegacia, mas foi solicitado o abate por não haver condições de mantê-los no local.

Segundo matéria veiculada no G1/Bahia, a decisão do juiz Flávio Ferrari havia tentado evitar o sacrifício, mas órgãos como Ibama e Secretaria de Meio Ambiente não tinha conde colocar os animais. O Ministério Público da Bahia, solicitou que as aves fossem encaminhadas para uma comunidade terapêutica no município com o objetivo das aves servirem de alimentos para as pessoas atendidas na instituição. No entanto um parecer técnico apresentado por um médico veterinário, apontou a impossibilidade dos galos serem utilizados para alimentação, já que eles foram submetidos a stress continuado, traumas, e tratados com procedimentos veterinários inapropriados, devido a ferimentos causadas pelas lutas.

Ainda na decisão, o juiz acrescenta que consta no laudo que a carne dos animais não servia para consumo humano, por conta dos hormônios que recebiam. A Justiça disse, também, que não tinha como ser feita a doação dos galos para Ongs, por exemplo, porque todos foram treinados para matar.

Inicialmente, o delegado Leonardo Mendes, titular de Luís Eduardo Magalhães, disse que cerca de 200 galos foram apreendidos na ação. No entanto, segundo o delegado Rivaldo Luz, coordenador da Polícia Civil na região, não se sabe o número exato de animais capturados.

Rivaldo disse que outros galos apreendidos na ação, que não precisaram ser sacrificados, foram entregues a órgãos de proteção aos animais. O delegado não tinha detalhes de quantas aves deixaram de ser abatidas.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Homem é agredido durante ação policial no Oeste da Bahia

Um homem foi agredido durante uma ação policial em Paratinga, no oeste da Bahia, em…

% dias atrás

Cavalo mutilado em SP: tutor é investigado por maus-tratos

O cavalo mutilado em Bananal (SP) teve a morte registrada como resultado de maus-tratos, conforme…

% dias atrás

Bahia x Ceará na Copa do Nordeste: clássico decide vaga na final nesta quarta

Bahia x Ceará na Copa do Nordeste: clássico decide vaga na final nesta quarta

% dias atrás

Homem é esfaqueado durante cavalgada em Santana; caso tem versões contraditórias

Um homem esfaqueado em Santana mobilizou a Polícia Militar na madrugada desta segunda-feira (18). O…

% dias atrás

Maus-tratos em Bananal: cavalo tem patas cortadas durante cavalgada

A Polícia Civil investiga maus-tratos a um cavalo em Bananal (SP) após denúncias de mutilação…

% dias atrás

Poste no meio da BR-030 causa risco a motoristas no Oeste da Bahia

Um poste no meio da BR-030, no trecho entre os municípios de Cocos e Feira…

% dias atrás

This website uses cookies.