Bahia

Gás de cozinha na Bahia é 75% mais caro que o da Petrobras; entenda o motivo

O preço do gás de cozinha na Bahia continua pesando no bolso dos consumidores. Desde 1º de fevereiro, o estado tem o quarto maior valor do país, de acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps). Atualmente, o botijão de 13kg vendido pela Acelen custa R$ 60,85, enquanto a Petrobras comercializa o mesmo produto por R$ 34,70, uma diferença de 75% a mais. As informações são do Correio da Bahia.

Por que o gás é mais caro na Bahia?

A principal razão para essa disparidade de preços é a falta de concorrência. Segundo o economista Eric Gil, do Ibeps e da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aept-BA), a Acelen – responsável pela Refinaria de Mataripe, antiga Refinaria Landulpho Alves (RLAM) – tem monopólio da produção de GLP na Bahia, o que lhe permite cobrar valores acima da média nacional.

Além disso, a refinaria diz que segue critérios do mercado internacional, o que significa que fatores como cotação do petróleo, variação do dólar e custos de frete influenciam diretamente nos reajustes. Em nota, a Acelen justificou que o forte aumento do dólar em janeiro impactou os preços no mês corrente.

Por outro lado, a Petrobras optou por manter o GLP mais barato, mesmo sem se desvincular completamente do mercado internacional. A estatal pode adotar essa estratégia porque é uma grande produtora de petróleo e gás e considera o bem-estar dos consumidores brasileiros, segundo Eric Gil.

Impacto no comércio e nos consumidores

O aumento do gás de cozinha tem afetado diretamente os revendedores e consumidores baianos. O presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado da Bahia (Sinrevgas), Robério Souza, alerta que a alta nos preços reduziu significativamente a procura pelo produto.

“É um item de primeira necessidade, mas a população está com dificuldades para comprar. Pequenos comerciantes que usam o gás para preparar alimentos também estão sendo prejudicados, muitos não conseguem repassar os custos e acabam deixando a atividade”, explica Souza.

O cenário é preocupante, pois o custo elevado do gás impacta diretamente o orçamento das famílias, especialmente as de baixa renda. Enquanto isso, revendedores enfrentam dificuldades para manter os negócios, já que repassam os aumentos sem margem para absorver reajustes.

Com a tendência de novos aumentos, a população baiana segue enfrentando dificuldades para arcar com um dos produtos essenciais do dia a dia.

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Acidente na BR-242 em Muquém do São Francisco deixa mulher morta

Acidente na BR-242 em Muquém do São Francisco, na Bahia, deixa mulher morta, na manhã…

% dias atrás

Mistério em Barreiras: corpo é encontrado no Rio Grande

Corpo é encontrado boiado em trecho do Rio Grande em Barreiras, na Bahia

% dias atrás

Bombeiros controlam incêndio em carreta com algodão na BA-459, em Luís Eduardo Magalhães

Bombeiros controlam incêndio em carreta carregada com algodão na BA-459 em Luís Eduardo Magalhães, na…

% dias atrás

Vitória vence o Bahia em clássico eletrizante no Barradão

EC Vitória bate o EC Bahia no Barradão.

% dias atrás

Incêndio atinge algodoeira em Luís Eduardo Magalhães nesta quinta

Incêndio atinge algodoeira em Luís Eduardo Magalhães nesta quinta-feira, 16 de outubro de 2025.

% dias atrás

Vitória e Bahia divulgam relacionados para o clássico BA-VI desta quinta-feira

Vitória e Bahia divulgam relacionados para o clássico BA-VI desta quinta-feira

% dias atrás

This website uses cookies.