Governadores do nordeste querem retomar contrato com cubanos

Governadores dos 9 estados do nordeste querem retomar contrato com cubanos – A matéria do jornal Gazeta do Povo registra que desde que os profissionais cubanos deixaram o Mais Médicos e o Brasil, após a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) rescindir o contrato, o governo federal pena para conseguir substitutos para as vagas abertas com a saída dos estrangeiros. Cidades menores e afastadas dos grandes centros são as que sofrem mais com a reposição, porque despertam menos interesse nos candidatos do programa.

Para tentar driblar esse problema, há uma solução regional despontando. Depois de formarem o Consórcio Nordeste, os governadores nordestinos já admitem a possibilidade de negociar diretamente com a OPAS para criar um programa regional, uma espécie de “Mais Médicos do Nordeste”.

Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão falou sobre a iniciativa regional, conforme registro do Painel, da Folha de S. Paulo.

Para Rui Costa, segundo informa a assessoria do governado da Bahia “a proposta em firmar esse acordo com a Opas é embrionária e ainda está em fase de estudos.”

mais médicos
Comentários (0)
Adicionar Comentário