Governo da Bahia define plano para enfrentamento da dengue

O Governo da Bahia, anunciou, na sexta-feira (16), um plano de ação para enfrentamento da dengue com intensificação de atendimentos e capacitação de equipes. Entre 31 de dezembro do ano passado e quarta-feira (14), a Secretaria de Saúde (Sesab) notificou 6,3 mil casos prováveis de dengue em todo estado.

A princípio, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniu na sexta com a secretária da Saúde, Roberta Santana, gestores e corpo técnico da Sesab, da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para discutir estratégias emergenciais no combate à doença.

Na manhã deste sábado (17), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com 43 prefeitos e outros representantes de municípios baianos afetados pela epidemia de dengue.

Governo da Bahia anuncia plano de ação para enfrentamento da dengue com atendimentos intensificados e capacitação de equipes — Foto: Mateus Pereira-GOVBA

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

De acordo com a Sesab, os municípios da Bahia com maior incidência da doença são Jacaraci e Piripá. O estado está com 13 municípios em epidemia de dengue. É o que aponta o levantamento feito no Sistema de Notificação de Agravos e Notificações (Sinan), divulgado pela Sesab.

Na quinta-feira (15), a secretaria confirmou duas mortes por dengue no estado. Ambas aconteceram em cidades do sudoeste do estado e entre elas uma criança de 5 anos.

Uma das principais medidas discutidas foi a intensificação do atendimento da Sesab aos municípios, sobretudo aqueles em situação de epidemia, risco e alerta da dengue e orientação à população quanto à prevenção e atenção aos sintomas da doença.

As equipes da Sesab irão realizar visitas regulares às equipes de vigilância em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospitais Públicos de Pequeno Porte (HPP), para promover a capacitação das equipes estaduais e municipais por meio do programa Telesaúde.

Veja abaixo mais medidas:

  • vacinação com a chegada de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde;
  • aplicação do carro fumacê;
  • cuidados com habitações que estão isoladas ou esvaziadas.

O órgão também está equipado com drones para realizar o mapeamento e identificação de possíveis focos de reprodução do mosquito. A secretaria vai, ainda, ordenar a realização de mutirões de limpeza em áreas consideradas críticas a fim de eliminar recipientes que possam acumular água parada.

Comentários (0)
Adicionar Comentário