A Secretaria de Saúde da Bahia – Sesab negou a informação de que houve o diagnóstico de mais de 700 pessoas diagnosticas com Covid-19 e 130 com Flurona em Trancoso, distrito de Porto Seguro, no sul do estado, após as festas de Réveillon até esta terça-feira (4). Por meio de postagem no Twitter, a página oficinal da pasta chamou a notícia publicada pelo jornal Estadão nesta quarta-feira (05) de fake news.
A Sesab informou ainda que não há qualquer registro nos sistemas governamentais até o momento destes casos e destacou que todos os estabelecimentos de saúde públicos e privados são obrigados a notificar as autoridades sanitárias.
“Essa quantidade casos não existe. Os resultados ainda nem estão prontos. É lamentável toda essa situação. E as ocorrências de coinfecção entre gripe e Covid-19 também não estão corretas, são muito menos. A taxa de diagnósticos positivos não foi nem de 10%”, disse a diretora da unidade, Suzana Affonso.
Ela ainda disse não saber como o erro na informação ocorreu: “O laboratório está tentando entender como isso aconteceu. Estamos resolvendo essa questão internamente e tentando reverter a informação que está circulando em todo o Brasil”.