Foto: Edson Ruiz
Para dinamizar o processo produtivo de empreendimentos econômicos liderados por mulheres em toda a Bahia, o Governo do Estado, lançou, nesta quarta-feira (30), o edital Dinamização Produtiva de Empreendimentos Solidários Liderados por Mulheres.
A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), visa promover o aumento da produção e da renda, segurança alimentar e nutricional e o consequente empoderamento feminino.
Serão investidos R$3 milhões em empreendimentos solidários lideradas por mulheres na Bahia. Poderão ser adquiridas máquinas e equipamentos para o preparo das terras, plantio, tratos culturais e colheita; aquisição de reprodutores bovinos, caprinos, ovinos ou suínos, a serem utilizados de forma compartilhada, visando o melhoramento genético dos rebanhos; instalação de viveiros e sistemas simplificados de irrigação; reforma, recuperação ou construção de unidades agroindustriais, fabris e de serviços de pequeno e médio porte.
O secretário da SDR, Jeandro Ribeiro, ressaltou que serão apoiados empreendimentos da agricultura familiar que tem a mulher como protagonista. “Empreendimentos liderados por mulheres tem mais chance de ter sucesso do que liderado por homens. Já constatamos isso em nossos projetos. A mulher tem uma dedicação maior e, isso, também faz com que façamos a inclusão socioprodutiva, por ter locais que tem aquela identidade de o homem ser o chefe de família, que é coisa do passado. O Governo do Estado tem essa particularidade da política pública”.
A secretária da SPM, Julieta Palmeira, destacou essa parceria tem sido muito proveitosa no sentido da busca da autonomia econômica e social das mulheres. “Pela primeira vez, se lança um edital que tem como critério fundamental a importância e a necessidade de incentivar, de apoiar e contribuir com empreendimentos, com arranjos produtivos liderados por mulheres. É uma ação que tem a ver muito com a questão da autonomia econômica e social das mulheres que é um fator decisivo para o enfrentamento da violência de gênero que está na base da desigualdade de gênero e, por isso, queremos juntar esforços no Governo e com a sociedade para romper essa desigualdade”.
O edital já está disponível no site www.car.ba.gov.br e www.mulheres.ba.gov.br. O prazo limite para envio das propostas de trabalho é no próximo dia 29 de abril. As propostas deverão ser encaminhadas em envelope fechado e entregues via postal (SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento) ou pessoalmente para a Comissão de Seleção no endereço Avenida Luis Viana Filho, 2ª Avenida, nº 250, Centro Administrativo da Bahia (CAB). O horário de funcionamento é de 8h30 até 17h30. Participe!
Bebê baleado em Ibotirama, na Bahia, é transferido para o Hospital do Oeste em Barreiras,…
Ex-prefeito de Barreiras, na Bahia, Zito Barbosa lança pré-candidatura a deputado federal pelo União Brasil.
ACM Neto visita Barreiras e se reúne com lideranças políticas na região Oeste da Bahia
Homem é morto e outro fica ferido em ataque a tiros durante torneio de dominó…
Áudio vazado expõe comentário de Mônica Waldvogel na GloboNews, no Programa Em Ponto
Morre em Salvador aos 77 anos Estela Fernandesde Oliveira, mãe do cantor Saulo Fernandes, nascido…
This website uses cookies.