Governo detalha requalificação do Aeroporto de Barreiras

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) fez a entrega das adequações e complementações do projeto de requalificação e ampliação da pista de pouso e decolagem, pátio de aeronaves e Taxiway do Aeroporto de Barreiras para nova análise da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Oficialmente, conhecido Aeroporto Dom Ricardo Weberberger. (veja abaixo)

As adequações dos projetos do novo Terminal de Passageiros e dos equipamentos de sinalização seguem em andamento e serão enviados à SAC até o final de setembro e de outubro, respectivamente, segundo informações do órgão da gestão estadual.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Os projetos para a requalificação do Aeroporto são elaborados cumprindo critérios da nova legislação e do novo manual aeroportuário, destaca a pasta da Infraestrutura.

Panorama

Com a obra de ampliação, a pista de pouso e decolagem sairá de 1600 metros para 1950 metros tendo capacidade para receber Boings 737 Max 8, que comporta entre 162 e 189 passageiros, a depender do número de classe.

O Terminal de Passageiros será três vezes maior, saindo dos atuais 600m² para 2200m². A previsão é de que as licitações das obras sejam publicadas ainda este ano. O investimento previsto para a obra de requalificação é de aproximadamente R$ 100 milhões com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Projeto de requalificação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Barreiras é entregue à SAC – Foto: Reprodução

Dom Ricardo Weberberger

Figura importante para o Oeste, Dom Ricardo Weberberger foi o primeiro Bispo da Diocese de Barreiras e tinha como lema: Redentor dos Homens. Natural da Áustria, recebeu os títulos de cidadão barreirense outorgado pela Câmara Municipal e cidadão baiano, concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia.

Teólogo e doutor em filosofia, Dom Ricardo teve uma vida dedicada à causa social e tinha como missão a luta pela defesa dos direitos humanos. “Dom Ricardo foi um ícone na defesa da cidadania, da educação e dos direitos humanos, homenageá-lo denominando o aeroporto de Barreiras é homenagear o povo de Barreiras e do Oeste, a quem ele devotou toda a sua vida”, disse o deputado Pablo Barrozo.

O projeto é de autoria do ex-deputado Pablo Barrozo (DEM) aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

brasilNotícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário