O Governo da Bahia, publicou no Diário Oficial, neste sábado (15), o decreto que institui o Comitê Estadual Interinstitucional de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (Cise). O objetivo da entidade é integrar os órgãos, entidades da administração pública e representantes da sociedade civil.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
A criação do comitê acontece após uma semana marcada por boatos e atos de violência ligados às escolas na Bahia. Na quinta, por exemplo, um estudante de 20 anos invadiu um colégio, em Salvador, armado com uma faca.
Na sexta-feira (14), o Governo da Bahia anunciou que seria criado um Centro de Controle e Comando e o Comitê Intersetorial de Segurança nas Escolas. As medidas foram estabelecidas após reunião entre o governador em exercício, Geraldo Júnior, com secretários e dirigentes.
No Diário Oficial é explicado que, com a criação do Cise, o governo pretende favorecer a atuação colaborativa para a construção de ambientes educacionais isentos de ameaças a estudantes, professores, dirigentes e famílias.
Farão parte do comitê integrantes dos seguintes órgãos:
- Secretaria da Educação – SEC
- Casa Civil
- Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH
- Secretaria de Comunicação – SECOM
- Secretaria da Segurança Pública – SSP
- Polícia Civil da Bahia – PCBA
- Departamento de Polícia Técnica
- Polícia Militar da Bahia – PMBA
- Corpo de Bombeiros Militar da Bahia – CBMBA
- Coordenação Geral de Políticas para a Juventude, da estrutura da Secretaria deRelações Institucionais – SERIN
- Conselho Estadual de Educação da Bahia
- Procuradoria Geral do Estado – PGE
As informações são do G1