Barreiras

Governo lança licitação para ampliação do Aeroporto de Barreiras

O Governo do Estado da Bahia publicou, neste sábado (19), no Diário Oficial, o aviso de licitação para a ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Dom Ricardo Weberberger, localizado em Barreiras. A obra, parte de um conjunto de melhorias estruturais, visa aumentar o comprimento da pista de 1.600 metros para 1.950 metros, com 30 metros de largura, permitindo a operação de aviões com capacidade para até 200 passageiros.

A região, uma das mais prósperas do estado, um celeiro do agronegócio, convive com a falta de infraestrutura aeroportuária. A situação é tão caótica, que em março deste ano, a VoePass, encerrou os voos com destino a capital baiana. Em abril do ano passado, a Gol anunciou a suspensão de pouso e decolagem no mesmo aeroporto.

RELACIONADAS:

Além disso, o pátio de estacionamento de aeronaves será expandido de 8.500 m² para 23.900 m², aumentando a capacidade operacional do aeroporto. O investimento previsto para a obra é de R$ 45 milhões, com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas está marcada para o dia 17 de dezembro de 2024.

LEIA MAIS:

O Aeroporto de Barreiras é o único da região Oeste da Bahia que opera tanto voos da aviação geral quanto da aviação regular. Segundo Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura do Estado, a ampliação da pista e do pátio vai permitir que o aeroporto receba aeronaves de maior porte, facilitando o tráfego aéreo e incentivando o desenvolvimento econômico da região.

Novo terminal de passageiros

Além das melhorias na pista e no pátio de estacionamento, o governo já está com o processo licitatório em andamento para a construção de um novo terminal de passageiros, que terá 2.200 m². Uma área quase quatro vezes maior que o terminal atual, que possui 600 m².

O novo terminal será construído em uma área patrimonial ampliada e terá capacidade para atender até 300 passageiros por hora durante os horários de pico. A área de embarque terá 272,9 m², enquanto a área de desembarque será de 222,4 m². Também está prevista a expansão do número de vagas no estacionamento de veículos.

O investimento total para a construção do terminal está estimado em R$ 25 milhões, com a próxima etapa do processo licitatório marcada para de novembro.

O Aeroporto Dom Ricardo Weberberger já foi o quarto em movimentação de passageiros entre os aeroportos regionais da Bahia, com 86 mil passageiros registrados no ano passado, de acordo com a Concessionária São Francisco Aeroportos.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Empresa de Formosa do Rio Preto financia curso para mulheres em Salvador

Bom Amigo Doalnara Agropecuária, sediada em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, vai…

% dias atrás

Morte de D’Angelo: ícone do neo-soul morre aos 51 anos em Nova York

Morte de D’Angelo: ícone do neo-soul morre aos 51 anos em Nova York

% dias atrás

PF aborda deputado Dal Barreto em aeroporto de Salvador e apreende celular

Polícia Federal aborda o deputado Dal Barreto (União Brasil) no aeroporto de Salvador, na Bahia…

% dias atrás

Vídeos; moradores relatam prejuízos após tremor de terra em Luís Eduardo Magalhães

Moradores relatam prejuízos após terremoto em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia; Tremor de terra foi…

% dias atrás

Tremor de terra em Luís Eduardo Magalhães é sentido em Taguatinga (TO)

Terremoto em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, é sentido em Taguatinga, já no…

% dias atrás

Clima em Formosa do Rio Preto: Inmet prevê chuva e trovoadas nesta terça (14)

O clima em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, deve mudar ao longo…

% dias atrás

This website uses cookies.