O Governo do Estado da Bahia publicou, neste sábado (19), no Diário Oficial, o aviso de licitação para a ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Dom Ricardo Weberberger, localizado em Barreiras. A obra, parte de um conjunto de melhorias estruturais, visa aumentar o comprimento da pista de 1.600 metros para 1.950 metros, com 30 metros de largura, permitindo a operação de aviões com capacidade para até 200 passageiros.
A região, uma das mais prósperas do estado, um celeiro do agronegócio, convive com a falta de infraestrutura aeroportuária. A situação é tão caótica, que em março deste ano, a VoePass, encerrou os voos com destino a capital baiana. Em abril do ano passado, a Gol anunciou a suspensão de pouso e decolagem no mesmo aeroporto.
RELACIONADAS:
- Governador anuncia licitação para obras do Aeroporto de Barreiras, na Bahia
- Audiência em Brasília debaterá expansão do aeroporto de Barreiras
- Governo detalha requalificação do Aeroporto de Barreiras
- Publicado resultado de licitação para elaboração de projeto de ampliação do Aeroporto de Barreiras
Além disso, o pátio de estacionamento de aeronaves será expandido de 8.500 m² para 23.900 m², aumentando a capacidade operacional do aeroporto. O investimento previsto para a obra é de R$ 45 milhões, com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas está marcada para o dia 17 de dezembro de 2024.
LEIA MAIS:
O Aeroporto de Barreiras é o único da região Oeste da Bahia que opera tanto voos da aviação geral quanto da aviação regular. Segundo Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura do Estado, a ampliação da pista e do pátio vai permitir que o aeroporto receba aeronaves de maior porte, facilitando o tráfego aéreo e incentivando o desenvolvimento econômico da região.
Novo terminal de passageiros
Além das melhorias na pista e no pátio de estacionamento, o governo já está com o processo licitatório em andamento para a construção de um novo terminal de passageiros, que terá 2.200 m². Uma área quase quatro vezes maior que o terminal atual, que possui 600 m².
O novo terminal será construído em uma área patrimonial ampliada e terá capacidade para atender até 300 passageiros por hora durante os horários de pico. A área de embarque terá 272,9 m², enquanto a área de desembarque será de 222,4 m². Também está prevista a expansão do número de vagas no estacionamento de veículos.
O investimento total para a construção do terminal está estimado em R$ 25 milhões, com a próxima etapa do processo licitatório marcada para de novembro.
O Aeroporto Dom Ricardo Weberberger já foi o quarto em movimentação de passageiros entre os aeroportos regionais da Bahia, com 86 mil passageiros registrados no ano passado, de acordo com a Concessionária São Francisco Aeroportos.