Bahia

Jovem tem dedo amputado após explosão em guerra de espadas na Bahia

Um jovem de 21 anos, identificado como Taylon Sousa, teve o polegar direito amputado após a explosão de um artefato durante uma guerra de espadas, na noite de domingo (22), em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano. As informações são do g1, que confirmou o fato junto a Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (23).

Um vídeo que circula nas redes sociais, registrou o momento da explosão. Nas imagens, Taylon aparece com a espada artesanal nas mãos segundos antes da explosão. Em seguida, ele sair correndo desesperado após o acidente.

Ele foi socorrido por moradores e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas, devido à gravidade, foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Após atendimento médico, ele gravou um vídeo tranquilizando familiares e amigos. “Graças a Deus estou bem”, disse, com a mão enfaixada.

Veja vídeo aqui

Prática proibida desde 2017

A guerra de espadas é uma tradição polêmica no interior da Bahia, especialmente nas festas juninas. A prática consiste em acender artefatos feitos artesanalmente com bambu, pólvora e limalha de ferro, que são arremessados em “duelos” nas ruas. Apesar da tradição, a atividade é ilegal.

De acordo com o g1, desde 2017, a prática está proibida por decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O Ministério Público Estadual reforçou a recomendação em 2018, alertando municípios como Senhor do Bonfim a não promoverem ou facilitarem os eventos.

O Corpo de Bombeiros alerta para o risco da produção artesanal, que ocorre muitas vezes em barracões improvisados, sem segurança. Fabricar, armazenar ou soltar as espadas é crime previsto no Estatuto do Desarmamento, com pena de até seis anos de prisão.

🚨 Cronologia da proibição

  • 2003 – Estatuto do Desarmamento instituído.
  • 2015 – Ministério Público começa a recomendar restrições.
  • 2017 – TJ-BA determina a proibição da prática.
  • 2018 – MP reforça proibição em municípios juninos.

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Suspeitos de envolvimento na morte do filho de ex-secretário de Barreiras são presos

A Polícia Civil de Barreiras, na Bahia, prendeu nesta quarta-feira (16) dois homens suspeitos de…

% dias atrás

Caçador morre ao recusar atendimento após picada de cascavel

Um caçador identificado como Manoel Pereira de Souza, de 43 anos, morreu após sofrer uma…

% dias atrás

Fazenda no Oeste da Bahia é vendida por mais de R$ 140 milhões

Uma transação milionária movimentou o mercado de terras no Oeste da Bahia, com a venda…

% dias atrás

Ufob lamenta morte de estudantes da UFPA em acidente em Goiás

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) lamentou, nesta quarta-feira (16), a morte de…

% dias atrás

Homem foge durante julgamento por homicídio no Oeste da Bahia

Fuga durante julgamento na Bahia causou perplexidade no fórum de Baianópolis, no oeste da Bahia,…

% dias atrás

Carreta tomba na BR-135 em Formosa do Rio Preto

Um acidente envolvendo uma carreta interditou parcialmente a BR-135, em Formosa do Rio Preto, no…

% dias atrás

This website uses cookies.