Um homem de 52 anos foi preso na manhã desta terça-feira (21) durante uma operação da 86ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Formosa do Rio Preto, Oeste da Bahia. Ele possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio qualificado cometido em 1998. Portando, ocorrido há 27 anos.
A prisão ocorreu na Avenida Matriz, durante uma operação de controle de trânsito realizada pela equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO). Durante a abordagem de uma motocicleta Honda Biz, os policiais verificaram a identidade do condutor e constataram a existência de um mandado de prisão preventiva expedido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.
Detalhes do crime de 1998
De acordo com a investigação, o crime ocorreu em 1º de janeiro de 1998, por volta das 4h, na Rua Cônego Luiz Vieira, no bairro UR-5, Ibura, Recife. A vítima identificada como Alberto foi agredida a socos e pontapés pelos acusados. Ao tentar intervir para proteger seu filho, Antônio Pereira dos Santos foi imobilizado e executado com um tiro na cabeça disparado à queima-roupa por um dos acusados. O crime teria sido motivado por um desentendimento, quando o denunciado interpretou erroneamente um comentário feito por Alberto.
Para o Ministério Público, o crime foi cometido com extrema brutalidade, sendo a vítima fatal impossibilitada de defesa antes de ser executada. Laudos periciais anexados ao inquérito confirmaram que o disparo foi realizado a curta distância.
Mandado expedido em 2024
O documento, emitido pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Recife, registrado em 15 de outubro do ano passado, tem validade até final de abril de 2038. Natural de Paudalho, em Pernambuco, não há informações há quantos anos ele mora em Formosa do Rio Preto.
Encaminhamento para a delegacia
Após a confirmação dos dados, o foragido recebeu voz de prisão e em seguida encaminhado em seguida à Delegacia Territorial de Formosa do Rio Preto. O cumprimento do mandado foi homologado e, posteriormente, o detido será transferido para o Conjunto Penal de Barreiras, onde ficará à disposição da Justiça.
Esta é a terceira prisão realizada na área da 86ª CIPM nos últimos três dias, que cobre, além de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Riachão das Neves, Mansidão e Buritirama.