Nova pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira 24 indica que Jair Bolsonaro, do PSL, manteve 28% dos votos, mesmo patamar medido pelo instituto há uma semana.
Enquanto o líder parece ter estacionado, Fernando Haddad, candidato do PT ao Planalto, segue em ascensão. O estudo mostrou que o substituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tem 22% da preferência do eleitorado.
Com o crescimento, Haddad ampliou a diferença para o terceiro colocado e já tem o dobro das intenções de votos que Ciro Gomes (11%), candidato do PDT. A pesquisa ainda mostrou que Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede) também estacionaram, oscilando na margem de erro com 8% e 5% das intenções, respectivamente.
A rejeição a Bolsonaro subiu, de acordo com o instituto. Em uma semana, foi de 42% a 46%. Na sequência, os mais rejeitados são Haddad (30%), Marina (25%), Alckmin (20%) e Ciro (18%). O indíce do petista se manteve na margem de erro: há uma semana, era rejeitado por 29%
O Ibope ouviu 2.506 pessoas em 178 municípios entre os dias 22 e 23 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Estado de S. Paulo e pela TV Globo. O registro no Tribunal Superior Eleitoral foi feito sob o protocolo BR?06630/2018.