Bahia

Idoso “volta à vida” uma hora após óbito atestado por dois médicos na Bahia

Itabuna (BA) — O aposentado Damião José dos Santos, um idoso de 72 anos, surpreendeu médicos, familiares e até a equipe da funerária ao apresentar sinais vitais cerca de uma hora após ter o óbito confirmado por dois profissionais de saúde no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, no sul da Bahia. O caso ocorreu na noite de quarta-feira (13) e, segundo especialistas, o fenômeno é raro, mas já descrito em registros médicos. As informações são do g1.

O idoso estava internado havia oito dias com pneumonia e apresentava quadro grave, chegando a depender 100% de aparelhos para respirar. Após uma parada cardiorrespiratória, equipes realizaram 15 minutos de manobras de reanimação, sem sucesso. Dois médicos atestaram a morte, e a família foi informada.

Enquanto a funerária se deslocava para buscar o corpo, profissionais notaram discretos movimentos respiratórios. Os médicos reiniciaram os procedimentos de estabilização e, para surpresa de todos, o aposentado recuperou a frequência cardíaca e abriu os olhos. Hoje, respira com apenas 20% de apoio mecânico, mas segue em estado delicado.

“Um presente de Deus”

A família já havia iniciado os preparativos para o velório e chegou a se reunir para um momento de oração no hospital minutos antes da reanimação. “Foi um presente de Deus. Estamos na expectativa de que Ele complete o milagre e que meu irmão volte para casa”, disse Maria Cristina dos Santos, irmã de Damião.

A filha do paciente, Ranusa Gonzaga, descreveu o momento como indescritível: “Eu estou extasiada. É alegria e gratidão. A esperança foi renovada”.

Nota do hospital

Em comunicado, o Hospital de Base informou que, apesar de atípica, a situação tem respaldo na literatura médica como retorno espontâneo da circulação, fenômeno raro que pode ocorrer após a constatação de óbito. A direção reforçou que não houve falha técnica ou ética por parte da equipe de plantão.

O aposentado permanece internado, sem previsão de alta. “O quadro ainda é grave, mas ele evolui com sinais objetivos de melhora”, disse a nota.

Leia na íntegra

“Em decorrência de fato ocorrido na noite do dia 13 de agosto, na Unidade de Terapia Intensiva 3, a direção executiva do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães vem a público esclarecer: o paciente Damião José dos Santos encontrava-se em grave estado clínico, tendo apresentado piora e subsequente Parada Cardiorrespiratória (PCR).

Foram iniciadas prontamente medidas de reanimação, com a participação de toda a equipe de plantão (enfermagem e fisioterapia). Porém, o paciente manteve ausência de atividade elétrica cardíaca, de pulso e de reflexos, sinais compatíveis com diagnóstico de óbito. Mesmo assim, todas as assistências foram mantidas por 15 minutos, sem quaisquer sinais vitais.

Após o período de observação mencionado, foi constatado o óbito do paciente, corroborado por um segundo médico, assim como por toda a equipe que lhe prestava assistência, quando familiares foram prontamente informados.

Cerca de uma hora após o evento acima relatado, percebeu-se discretos movimentos respiratórios, sendo imediatamente reiniciada todas as assistências e procedimentos para a estabilização do referido paciente.

Com esperança, o Hospital de Base informa que contrariando as expectativas diante da gravidade da situação, o paciente evolui com critérios objetivos de melhora clínica.

Apesar de raro, o fenômeno testemunhado neste caso é bem relatado na literatura médica, com casos de constatação de óbito que apresentaram posterior retorno espontâneo da circulação.

Apesar da situação atípica, após minuciosa avaliação das condutas tomadas, não foi constatada qualquer falha técnica ou ética por parte da equipe de plantão.

A família do paciente reforça a manifestação de confiança e agradecimento por todos os cuidados que o ente querido vem recebendo, além de todo o acolhimento humano e suporte da equipe do Hospital de Base.

A instituição reitera o seu compromisso com a transparência e zelo por todos os pacientes que adentrem à unidade hospitalar em busca de atendimento, se colocando à disposição para quaisquer esclarecimentos”.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Bahia x Ceará na Copa do Nordeste: clássico decide vaga na final nesta quarta

Bahia x Ceará na Copa do Nordeste: clássico decide vaga na final nesta quarta

% dias atrás

Homem é esfaqueado durante cavalgada em Santana; caso tem versões contraditórias

Um homem esfaqueado em Santana mobilizou a Polícia Militar na madrugada desta segunda-feira (18). O…

% dias atrás

Maus-tratos em Bananal: cavalo tem patas cortadas durante cavalgada

A Polícia Civil investiga maus-tratos a um cavalo em Bananal (SP) após denúncias de mutilação…

% dias atrás

Poste no meio da BR-030 causa risco a motoristas no Oeste da Bahia

Um poste no meio da BR-030, no trecho entre os municípios de Cocos e Feira…

% dias atrás

Crime em Formosa do Rio Preto repercute na imprensa da Bahia

O crime em Formosa do Rio Preto, no oeste do estado, chamou a atenção, com…

% dias atrás

PM da Bahia cantando Edson Gomes durante show viraliza

Vídeo de policial militar da Bahia cantando Edson Gomes, viraliza no Brasil.

% dias atrás

This website uses cookies.