Bahia

Imóveis de comunidades tradicionais do oeste da Bahia serão georreferenciados pelo Governo da Bahia

Com previsão de R$ 2 milhões em investimentos, o governo da Bahia prevê atender até duas mil famílias de agricultores familiares nos município de Barra, Buritirama, Cotegipe e Muquém do São Francisco, todos no Oeste da Bahia. Com o projeto, as famílias serão beneficiadas com a regularização fundiária dos imóveis rurais, a regularização ambiental, a regularização cadastral, junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e a declaração de acesso ao Pronaf.

Em Barra, dez imóveis de  comunidades tradicionais de Fundo de Pasto do município, já estão sendo georreferenciadas numa parceria entre órgãos do governo da Bahia, Universidade Federal da Bahia (UFOB) e o Consórcio Multifinalitário dos Municípios do Oeste da Bahia (CONSID).

A etapa de georreferenciamento é fundamental para definir em campo os limites de cada imóvel, para depois emitir o título da terra. Por meio do título, os agricultores familiares passarão a ter a garantia jurídica da posse da terra, além da possibilidade de acessar políticas públicas, a exemplo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A secretária executiva do Consid, Érica Seixas, explica que, além do título de terra, os agricultores familiares serão contemplados com o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir)  e a Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP).
“Aqui eles produzem tanto para consumo próprio quanto para comercialização na própria comunidade. Com o título, eles passarão a ser, de fato, donos da terra, poderão ter acesso a crédito agrícola, ir melhorar seu meio de produção, gerando mais renda, finaliza
Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

5 coisas que são proibidas na Semana Santa, segundo a Igreja

A Semana Santa é, sem dúvidas, um dos períodos mais simbólicos para os cristãos. Ela…

% dias atrás

Vigilante é morto a tiros em frente a colégio no Oeste da Bahia

Vigilante identificado como Alef Moura de Araújo é morto a tiros durante trabalho no Colégio…

% dias atrás

Acidente com viatura da PRF mata três policiais no Rio

Três policiais morreram em um grave acidente com viatura da PRF (Polícia Rodoviária Federal) durante…

% dias atrás

Bebê morre eletrocutado ao abraçar mãe em Angical após choque

Emanuel, de 1 ano e 4 meses, morreu após choque elétrico em Angical (BA). Tragédia…

% dias atrás

Quina 6709 acumula e prêmio chega a R$ 3,7 milhões

O sorteio da Quina 6709, realizado nesta quarta-feira (17), no Espaço da Sorte, em São…

% dias atrás

Treta entre Bella Campos e Cauã Reymond trava gravações na Globo

A treta entre Bella Campos e Cauã Reymond teria explodido de vez nos bastidores da…

% dias atrás

This website uses cookies.