Formosa do Rio Preto

Impactos ambientais na Bacia do Rio Preto começam a ser debatidos pela sociedade civil de Formosa do Rio Preto

Professores, advogados, pequenos produtores rurais e ambientalistas, de Formosa do Rio Preto e representantes da ONG Vidarp de Santa Rita de Cássia, começaram a debater nessa terça-feira (11) os impactos gerados pelo desmatamento do cerrado, assoreamento de rios, lagoas e os impactos ambientais gerados pelo agronegócio na micro bacia do Rio Preto no maior município brasileiro fora da amazônia legal.

O advogado Francisco Serpa, o escritor Eromar Bonfim e a presidentes do Sindicato do Trabalhadores Rurais e represente da Semmarh – Foto: Darlan A. Lustosa | Portal do Cerrado

Publicidade

VEJA TAMBÉM:

Os participantes estiveram reunidos no Sindicatos do Trabalhadores Rurais no centro de Formosa do Rio Preto para levantar informações sobre a atual situação de degradação do meio ambiente e para as primeiras tratativas de um plano de ação que será apresentado no início de março quando estarão reunidos novamente. Dentro das possibilidades ficou acertada a criação de uma comissão para formular e apresentar denúncias junto aos órgãos ambientais e ao Ministério Público da Bahia, além de apontar soluções para recuperação das áreas degradadas.

A reunião de hoje acontece depois de um hiato de quase 30 anos, quando uma comissão liderada pelo escritor da cidade de Barra e morador de Santa Rita de Cássia, José Vicente de Oliveira Neto, conhecido como Cazuza, proposta pelo então vereador, à época, Anacreont Gomes Bezerra, presidente da Câmara de Santa Rita de Cássia, propôs as câmaras de vereadores dos outros dois municípios banhados pelo Rio Preto (Formosa do Rio Preto e Mansidão) um “compromisso de honra registrado em ata, em defesa do meio ambiente, já depredado pela violência vil do “progresso” selvagem, visando sobretudo, a preservação do todo que restara da fauna, flora, das nascentes, dos afluentes e do próprio Rio Preto”, como diz um do trecho do livro, O Vale de Um Rio Preto de Águas Cristalinas do próprio Cazuza.

Naquele 8 de julho de 1991, fizeram uso da palavra, além de representantes de Santa Rita de Cássia e Mansidão, os vereadores de Formosa do Rio Preto Aby Lisboa, José Augusto Nogueira da Silva e Rosita Serpa. O pastor Zaqueu Guimarães Santos, representando a Igreja Batista, além de Darlan Alves Lustosa, à época com então 17 anos.

Dante França e Fabriciano Azevedo, conhecido com Binha também fizeram uso da palavra para endossar o apoio, o que na época ficou conhecido como “uma grande cruzada em prol da salvação do Vale do Rio Preto.”

A reunião desta terça-feira é sobretudo a compreensão coletiva de que a preservação deve está em primeiro lugar e alinhada ao desenvolvimento. O fato é que a lama que desceu pelo leito do rio preto acendeu o alerta de moradores que há anos vivem na expectativa de um desastre ambiental maior e irreversível.

VEJA TAMBÉM:

Portal do Cerrado

No Portal do Cerrado, a redação é especializada em produzir notícias atualizadas e conteúdo de qualidade, com foco em acontecimentos do Oeste da Bahia e regiões vizinhas. Utilizamos as melhores práticas para garantir que as publicações estejam sempre em destaque, alcançando um público cada vez maior.

POSTAGENS RECENTES

Copa de Motocross 2025 acontece neste fim de semana em Formosa do Rio Preto

Copa Bahia/Piauí de Motocross 2025 acontece nos dias 5 e 6 de abril em Formosa…

% dias atrás

Primeira cirurgia de tumor cerebral é realizada com sucesso em Floriano

A primeira cirurgia de tumor cerebral realizada em Floriano, no Sul do Piauí, aconteceu com…

% dias atrás

Homem é preso por tentativa de homicídio em Riachão das Neves

Homem de 31 anos foi preso após tentativa de homicídio com arma branca em distrito…

% dias atrás

Segurança atira em cliente durante discussão em banco na Bahia; vídeo

Um vídeo que circula nos principais jornais da Bahia, mostra o momento em que um…

% dias atrás

Ronaldo Caiado lança pré-candidatura à Presidência em evento na Bahia

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou sua pré-candidatura à Presidência visando as eleições de 2026,…

% dias atrás

Agro Formosa 2025: Feira agropecuária terá quatro dias de eventos

Terceira edição da Agro Formosa, feira agropecuária de Formosa do Rio Preto, no Oeste da…

% dias atrás

This website uses cookies.