O projeto social de jiu-jitsu “Do Tatame para a Vida”, realizado em Formosa do Rio Preto, no Extremo-Oeste da Bahia, ganhou destaque em uma das principais publicações do estado. A coluna Tempo Presente, do renomado jornal A Tarde, um dos maiores do Nordeste, dedicou um espaço especial na edição de terça-feira (13) para destacar a iniciativa.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O projeto, idealizado por Luciano Barreto, um soteropolitano com raízes na região Pitombeira na Malhadinha, tem transformado vidas por meio do jiu-jitsu. Luciano, faixa preta na modalidade e ligado a Formosa do Rio Preto desde a infância, escolheu a cidade para viver na fase adulta e para implementar seu sonho de ajudar a comunidade local.
Comandado por Luciano, o “Do Tatame para a Vida” tem colhido frutos expressivos. Alunos do projeto já conquistaram diversas medalhas em competições regionais e até na capital, Salvador. As vitórias são um reflexo do compromisso e dedicação do professor e de seus alunos, que encontram no esporte uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e social.
Diz a publicação: “A milenar arte marcial do jiu-jitsu (não confundir com UFC e congêneres) vem influenciando positivamente o comportamento de crianças e adolescentes no município de Formosa do Rio Preto, no oeste baiano. A formação de aprendizes da luta inventada no Japão faz parte do projeto social Do Tatame para a Vida, em fase de ampliação de inscrições em disputas realizadas este ano, batendo as metas iniciais estabelecidas pela coordenação.
Os resultados têm animado as turmas de praticantes do jiu-jitsu, destacando-se o título de campeão por equipe na Copa Esparta, em Barreiras, e na Copa Formosa do Rio Preto, na sede do projeto.”