Incêndio atinge igreja no Sul da Bahia tombada como patrimônio

Um incêndio atingiu parte da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Valença, na região do Baixo-Sul da Bahia, na madrugada deste domingo (19). Acionado, o Corpo de Bombeiros conteve as chamas. A causa do incêndio será investigada, mas há suspeita de que pessoas acenderam um fogo na porta lateral e as chamas acabaram chegando à capela de Nossa Senhora das Dores.

A polícia apura se essa foi a causa para o incêndio ou se a ação tenha sido criminosa, conforme diz o site Bahia Notícias.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Os suspeitos, conforme informações preliminares, atearam fogo na porta lateral do lado do campanário da igreja e conseguiram entrar no templo. Ainda não se sabe se teriam sido pessoas em situação de rua que acenderam o fogo para tentarem se aquecer ou atearam fogo de forma intencional.

Construída em 1759, a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus e inaugurada em 1801. Desde 2001, o templo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). Conforme o Correio da Bahia, o espaço atingido pelo fogo está interditado há cerca de quatro anos.

Incêndio atinge igreja em Valença, no Sul da Bahia – Foto: Correio da Bahia

Em maio deste ano, a comunidade católica de Valença fez manifestação para cobrar do Ipac a reforma. O instituto publicou um processo licitatório para a elaboração dos projetos de recuperação estrutural da cobertura do edifício em 2021

Notícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário