Bahia

Incêndio consome Monumento à Cidade em Salvador

A ‘Fonte da Rampa do Mercado’ ou ‘Monumento à Cidade de Salvador’, uma obra do artista plastico baiano Mário Cravo Júnior, foi destruída por um incêndio na tarde deste sábado (21).

Construída em 1970, estava localizada na Praça Cayru, entre o Elevador Lacerda e a Baía de Todos-os-Santos ao lado Mercado Modelo, no bairro do Comércio na parte baixa da cidade.

Elaborada com fibras de vidro, estrutura metálica e com 16 metros de altura, a obra era uma das mais conhecidas do artista e foi encomendada pelo então prefeito de Salvador Antônio Carlos Magalhães.

Como era a Fonte da Rampa do Mercado ou Monumento à Cidade do Salvador, de Mário Cravo, no Comércio — Foto: Luana Almeida

Mário Cravo Júnior

Nascido em 13 de abril de 1923 em Salvador e morreu aos 95 anos em 2018. Ele fazia parte da primeira geração de artistas plásticos modernistas da Bahia.

Ele participou de diversas exposições individuais e coletivas e colecionou diversos prêmios, além de ter obras adquiridas por museus internacionais.

Era filho de um próspero fazendeiro e comerciante da cidade de Alagoinhas na Bahia Mario da Silva Cravo e de Marina Jorge Cravo, prima do poeta baiano Castro Alves. Estudou no colégio Antônio Vieira e mudou-se para o Rio de Janeiro e depois Estados Unidos da América.

Monumento da Cruz Caída, em Salvador — Foto: Alan Oliveira/G1

O obra dele está em vários pontos da Cidade do Salvador como a imponente obra em homenagem a Clériston Andrade na Av. Garibaldi em formato da letra C.

Memorial a Clériston Andrade, de Mário Cravo, na Av. Anita Garibaldi — Foto: Luana Almeida
Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Suspeitos de envolvimento na morte do filho de ex-secretário de Barreiras são presos

A Polícia Civil de Barreiras, na Bahia, prendeu nesta quarta-feira (16) dois homens suspeitos de…

% dias atrás

Caçador morre ao recusar atendimento após picada de cascavel

Um caçador identificado como Manoel Pereira de Souza, de 43 anos, morreu após sofrer uma…

% dias atrás

Fazenda no Oeste da Bahia é vendida por mais de R$ 140 milhões

Uma transação milionária movimentou o mercado de terras no Oeste da Bahia, com a venda…

% dias atrás

Ufob lamenta morte de estudantes da UFPA em acidente em Goiás

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) lamentou, nesta quarta-feira (16), a morte de…

% dias atrás

Homem foge durante julgamento por homicídio no Oeste da Bahia

Fuga durante julgamento na Bahia causou perplexidade no fórum de Baianópolis, no oeste da Bahia,…

% dias atrás

Carreta tomba na BR-135 em Formosa do Rio Preto

Um acidente envolvendo uma carreta interditou parcialmente a BR-135, em Formosa do Rio Preto, no…

% dias atrás

This website uses cookies.