O incêndio que atingiu áreas do município Livramento de Nossa Senhora na Chapada Diamantina na Bahia foi controlado na tarde dessa segunda-feira (21), com combate direto e isolamento dos pontos quentes. As informações são da Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia.
Segundo o governo da Bahia, 28 bombeiros militares especialistas no combate a incêndios florestais, atuam no combate aos focos de incêndio nos municípios de Rio Real e Lençóis, onde o fogo avança.
Duas aeronaves Air Tractor, foram empregadas no combate em Rio de Contas, dando prioridade para a área atingida próxima à comunidade de Arapiranga. Em sobrevoo do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) para o reconhecimento do incêndio, foi constatado que, a princípio, considerado como dois focos de média proporção, na verdade tratava-se de um incêndio florestal de grandes proporções, que toma duas serras e um vale. O grupo continua o combate na Serra das Almas, que divide os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora, conseguindo controlar o incêndio. Os florestais seguem no monitoramento para combate em caso de reignição do fogo.
Já na APA Marimbus-Iraquarara, no limite entre os municípios de Lençóis, Palmeiras e Iraquara, o incêndio florestal atinge a Serra da Cravada com incidência de vários focos distantes entre si. A equipe do Grupamento de Bombeiros Militar do município foi dividida em duas frentes de combate para atuar dos dois lados do incêndio, em local de difícil acesso, com terreno inclinado e vegetação fechada.
Às 10h de ontem (21), metade da área de fogo foi debelada, entretanto, o restante do fogo ganhou força com a mudança da direção dos ventos, o que tornou o terreno perigoso. Os florestais seguem no combate nesta quarta (22).
Sete veículos terrestres, três aeronaves e 28 florestais, são empregados no combate aos incêndios florestais na Chapada Diamantina .