O incêndio florestal que já dura cerca de nove dias na região de cerrado em Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, continua a se alastrar com intensidade crescente, especialmente nos últimos cinco dias. A área afetada é extensa, abrangendo a região do Rochedo em direção ao Timbozinho. De acordo com o coordenado da Defesa Civil no município Jadder Carvalho, as chamas têm se espalhado de forma agressiva, dificultando os esforços de combate.
Uma fumaça densa pode ser avistada do centro da cidade, no sentido a Barreiras, há vários dias.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Diversos aceiros – faixas de terreno livre de vegetação que servem como barreiras para impedir a propagação do fogo – foram criados na tentativa de conter o incêndio. No entanto, em algumas áreas montanhosas e de difícil acesso, o fogo conseguiu ultrapassar as barreiras. As condições climáticas, com ventos constantes, têm facilitado o transporte de fagulhas a longas distâncias, iniciando novos focos de incêndio. Além disso, o tempo seco típico da época na região Oeste e a baixa umidade relativa do ar, facilitam a propagação do fogo.
A vegetação da região, particularmente inflamável nesta época, tem contribuído para a rápida propagação das chamas. Apesar dos esforços das brigadas de incêndio, a situação permanece crítica. A equipe de combate ao incêndio tem contado com o apoio da comunidade local para realizar um trabalho mais eficaz. Especialmente daqueles que conhecem bem o terreno.
A temporada de queimadas na Bahia, que tradicionalmente ocorre entre agosto e setembro, começou mais cedo em 2024. Os primeiros focos de incêndio começaram aparecer ainda em junho.