Incêndio florestal em Formosa do Rio Preto já devastou mais de 40 hectares de área

Uma área de mais de 40 hectares já foi devastada por um incêndio florestal na região da Malhadinha, em Formosa do Rio Preto, na Bahia. Militares do Corpo de Bombeiros trabalham há dois dias no combate as chamas que atingem várias localidades. Essa região de vale é uma das mais importantes da pecuária formosense. As informações são da Defesa Civil do município.

Duas aeronaves, fornecidas pelo Programa Bahia Sem Fogo, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), dão apoio à operação de combate ao incêndio que começou mais ou menos há cinco dias. No sábado (14), a Defesa Civil de Formosa do Rio Preto iniciou os trabalhos de combate ao fogo, com apoio de voluntários e bombeiros civis e imediato contato com os bombeiros.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil local, Jadder Carvalho, os trabalhos só vão terminar quando as chamas forem totalmente controladas e o fogo combatido.

“A região do Vale da Malhadinha é uma das mais importantes da agropecuária no município e estamos trabalhando para que as fazendas não sejam atingidas pelas chamas, assim como as áreas de pequenos produtores precisam ser preservadas”,

pontua
Aviões do Corpo de Bombeiros combatem incêndio florestal na região da Malhadinha em Formosa do Rio Preto, na Bahia Foto: Divulgação

Em todo o Oeste da Bahia, o calor é intenso nessa época do ano, com poucas chuvas na região. Ainda que nesta segunda-feira (16) a previsão do Inmet seja de 36 °C, a média tem se mantido em torno de 40 °C. No domingo (15), o município voltou a registrar a temperatura mais alta do estado. Contudo, a sensação términa parece muito maior do que a prevista por institutos de meteorologia.

Somente no Oeste baiano, 100 bombeiros e cerca de 21 viaturas estão empregados nos combates que ocorrem em Barra, Buritirama, Barreiras, Wanderley, Riachão das Neves, Roda Velha, distrito de São Desidério, Santa Rita de Cássia, além de Formosa do Rio Preto. Incêndios florestais também ocorrem na Chapada Diamantina e no Norte do estado, aponta o G1.

Ainda conforme o Corpo de Bombeiro, nove militares baianos permanecem no apoio ao combate aos incêndios florestais que atingem o estado do Piauí. Os militares atuam no município Morro Cabeça no Tempo, que fica na divisa com a Bahia.

Além dos combates, os bombeiros também realizam ações preventivas com a população local.

Notícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário