Incêndios atingem áreas urbanas de Formosa do Rio Preto

Pelo menos dois incêndios foram registrados em áreas urbanas de Formosa do Rio Preto, na Bahia, levando perigo e assustando moradores de dois bairros. No mais grave deles, moradores do bairro Progresso pediram ajuda quando as chamas se levantaram no meio da tarde de quarta-feira (18).

Na manhã desta quinta-feira (19) o fogo foi totalmente controlado. Ontem, aeronaves modelo Air Tractor, fornecidas pelo Programa Bahia Sem Fogo, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) que tentam controlar um incêndio florestal na região da Malhadinha, foram desviados para o local.

O fogo atingiu a rede de internet do Progresso. Durante a noite de quarta, técnicos trabalhavam para restabelecer os serviços ao bairro. Por pouco um galpão não foi atingido.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Foto: Portal do Cerrado

Em outra parte da cidade, outro incêndio atingiu uma área de várzea no bairro Santana, do outro lado do Rio Preto que corta a cidade. Nos dois casos teve atuação da Defesa Civil do município.

Ainda nesta quinta-feira (19), cerca de 19 bombeiros, trabalham no incêndio na região da Malhadinha. O fogo agora se propagada para a região conhecida como Couro.

Também nesta quinta (19), guarnições do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) permanecem atuando no combate aos incêndios florestais que atingem outras cidades das regiões Oeste, Norte e Chapada Diamantina, no interior da Bahia.

Bombeiros tentam controlar incêndios nas regiões Oeste, Norte e Chapada Diamantina, na Bahia – Foto: Corpo de Bombeiros

Somente na região Oeste, cerca de 100 bombeiros, compondo 20 GCIFs e cerca de 21 viaturas estão empregados nos combates que acontecem nos municípios de Angical, Buritirama, Barreiras, Wanderley, Riachão das Neves e Santa Rita de Cássia, além de Formosa do Rio Preto.

Há drones e seis aeronaves, que também dão apoio à Operação Florestal. Duas dessas aeronaves atendem ocorrência de um fogo intenso que já dura uma semana em Formosa do Rio Preto. Além dos combates, os bombeiros também realizam ações preventivas com a população local.

Toda a região Oeste enfrente uma onda de calor típica da região nesta época do ano, com baixa umidade relativa de ar e sem previsão de chuvas. Somente hoje, o Inmet emitiu dois alertas de perigo. O mais grave, para a umidade em torno de 10%. O clima se assemelha a de um deserto, com ondas de calor durante o dia e temperaturas amenas durante a noite. A mínima hoje deve ficar em torno de 19%, contrapondo os mais de 39º C, durante a tarde.

cidade
Comentários (0)
Adicionar Comentário