O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu três alertas importantes nesta quinta-feira, (10), para cidades do Oeste da Bahia. Um deles, o alerta laranja, avisa sobre o perigo de baixa umidade e o outro amarelo, destacando o risco de chuvas mais intensas em locais isolados. O terceiro alerta, vermelho, para alto riso da baixa umidade, atinge partes de Formosa do Rio Preto, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Pilão Arcado e Remanso. A população das áreas afetadas deve estar atenta às recomendações para evitar complicações à saúde e danos materiais.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Entre as 15h00 e 17h00, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12%, atingindo um nível crítico de grande perigo. De acordo com o INMET, a condição representa grande risco de incêndios florestais e sérios problemas de saúde, como doenças pulmonares, dores de cabeça e desidratação.
Instruções para proteção durante a baixa umidade:
- Beba bastante líquido para manter-se hidratado.
- Evite atividades físicas, especialmente ao ar livre, durante este período.
- Não se exponha ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Use hidratantes para a pele e mantenha o ambiente umidificado.
- Evite bebidas diuréticas, como café e álcool, que podem agravar a desidratação.
- Em caso de dúvidas ou emergências, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Alerta de chuvas para cidades do Oeste da Bahia
Além da baixa umidade, o INMET também emitiu um aviso de chuvas intensas para cidades do Oeste da Bahia, como Barreiras, Formosa do Rio Preto, São Desidério, Correntina, Cocos, Luís Eduardo Magalhães e Riachão das Neves. O grau de severidade é classificado, a princípio, como Perigo Potencial.
Entre hoje e até as 10h de sexta-feira (11), espera-se chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de até 60 km/h. Embora o risco de cortes de energia elétrica e alagamentos seja baixo, há possibilidade de queda de galhos de árvores e descargas elétricas.
Instruções durante as chuvas intensas:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois existe risco de queda e descargas elétricas.
- Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Desconecte aparelhos eletrônicos da tomada para evitar danos causados por descargas elétricas.
- Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.