Inmet emite alerta de perigo para a baixa umidade do ar no Oeste da Bahia

O Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia publicou nesta terça-feira (4 de julho) alerta para a baixa umidade relativa do ar na região Oeste da Bahia, variando entre 30% e 20%. A previsão teve início às 9h37 e deve durar até às 19h, representando, ainda que baixo, o risco de incêndios florestais e à saúde humana.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o índice de umidade relativa do ar ficar abaixo dos 30%, o quadro já é considerado preocupante. De acordo com a OMS, os níveis considerados ideais variam entre 60 a 80%.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

A umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). Em um deserto a umidade relativa do ar pode chegar a 15%.

As instruções para a população é para ingestão de muito líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento.

A baixa umidade do ar pode trazer diversos problemas, principalmente para pessoas com doenças respiratórias, idosos e crianças.

Para toda a região a previsão é de tempo estável e seco, com predominância de sol e falta de chuva durante toda a semana.

Inmet emite alerta de perigo para a baixa umidade no Oeste da Bahia – Imagem: Reprodução: Inmet
brasilNotícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário