Cidades do Oeste da Bahia continuam sob o alerta amarelo de chuvas intensas com perigo potencia, pelo menos até este sábado (21), conforme aponta o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A previsão atualizada é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Embora o risco de danos seja considerado baixo, há possibilidade de cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas em áreas mais vulneráveis. A princípio, o alerta segue até este sábado.
A previsão do tempo indica que as áreas atingidas são os extremos dos municípios de Barreiras, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério, nas divisas com Tocantins, Goiás e o norte de Minas Gerais.
Em Formosa do Rio Preto a temperatura deve variar entre 21 °C e 33 °C, com possibilidade de chuva a qualquer hora.
Alerta laranja
Já partes dos sudeste do país seguem sob alerta laranja para tempestades em estados do Mato Grosso Sul, partes de Goiás e Minas Gerais. Por lá o perigo potencial indica chuvas de até 100 mm/dia e ventos de até 100 km por hora.
De acordo com o instituto, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Veja a lista de cidades aqui e aqui.
Instruções de segurança
Para minimizar os riscos e garantir a segurança, o INMET recomenda:
- Evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de queda de galhos e descargas elétricas.
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante tempestades.
Emergências
Em caso de necessidade, entre em contato com:
- Defesa Civil: Telefone 199
- Corpo de Bombeiros: Telefone 193
Onde houver ou então procure a sede de sua prefeitura.
Leia mais em Portal do Cerrado