O Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia emitiu dois alerta de tempestades que devem atingir toda a região Oeste da Bahia, a partir desta sexta-feira (3). As chuvas mais intensas e com ventos idem, devem atingir partes dos estados de Tocantins, Minas e Goiás. Há previsão, inclusive, para a capital federal, Brasília, até a manhã de sábado (4).
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
No Oeste baiano, as chuvas mais intensas podem atingir cidades como Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Angical e Baianópolis. (veja link abaixo). Nessas cidades, as chuvas devem fica atingir de 30mm a 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e risco de queda de granizo. Com isso, há também o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Já Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, partes do Sul do Piauí, chegando a parte central da Bahia, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos 40-60 km/h. Também há risco de queda de granizo, no entanto, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Ainda conforme o Inmet, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Mais informações devem ser obtidas na Defesa Civil de cada município ou onde houver, no Corpo de Bombeiros, através do 193. Veja relação das cidades aqui e aqui