Cidades da região Oeste da Bahia, estão sob alerta laranja para baixa umidade relativa do ar, com índices variando entre 20% e 12%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O índice indica uma situação de perigo, crítica ou de alto risco. Assim, segundo o instituto, representando risco significativo tato para a saúde da população.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O INMET já vinha emitindo alerta amarelo desde o mês de julho, com índices de umidade entre 20% e 30%. No entanto, as condições climáticas se agravaram, levando à emissão do alerta laranja, indicando nível de severidade mais alto.
Para o instituto, a combinação de vegetação seca e baixa umidade aumenta significativamente o risco de incêndios florestais na região.
Medidas preventivas
Para lidar com a baixa umidade, recomenda-se à população:
- Hidratação Constante: Beba bastante líquido para manter o corpo hidratado.
- Evitar Atividades Físicas ao Ar Livre: Reduza a prática de atividades físicas durante os períodos de baixa umidade.
- Evitar Exposição ao Sol: Evite ficar exposto ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Cuidados com a Pele: Utilize hidratantes para prevenir o ressecamento da pele.
- Umidificação do Ambiente: Use umidificadores ou métodos caseiros, como toalhas molhadas, para aumentar a umidade do ambiente.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil do município e ao Corpo de Bombeiros, através do 193, se houver. Veja lista de cidades aqui
Alerta de vendaval
O Inmet também emitiu um alerta amarelo para risco de vendaval em 88 municípios do estado. Além de cidades do Oeste da Bahia, partes das regiões Norte e da Chapada Diamantina por ter vendavais de 40 a 60 km/h. De acordo com o instituto, o alerta vale até as 18h desta terça-feira.