Inmet põe Oeste da Bahia sob alerta laranja para baixa umidade

Cidades da região Oeste da Bahia, estão sob alerta laranja para baixa umidade relativa do ar, com índices variando entre 20% e 12%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O índice indica uma situação de perigo, crítica ou de alto risco. Assim, segundo o instituto, representando risco significativo tato para a saúde da população.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

O INMET já vinha emitindo alerta amarelo desde o mês de julho, com índices de umidade entre 20% e 30%. No entanto, as condições climáticas se agravaram, levando à emissão do alerta laranja, indicando nível de severidade mais alto.

Para o instituto, a combinação de vegetação seca e baixa umidade aumenta significativamente o risco de incêndios florestais na região.

Medidas preventivas

Para lidar com a baixa umidade, recomenda-se à população:

  • Hidratação Constante: Beba bastante líquido para manter o corpo hidratado.
  • Evitar Atividades Físicas ao Ar Livre: Reduza a prática de atividades físicas durante os períodos de baixa umidade.
  • Evitar Exposição ao Sol: Evite ficar exposto ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Cuidados com a Pele: Utilize hidratantes para prevenir o ressecamento da pele.
  • Umidificação do Ambiente: Use umidificadores ou métodos caseiros, como toalhas molhadas, para aumentar a umidade do ambiente.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil do município e ao Corpo de Bombeiros, através do 193, se houver. Veja lista de cidades aqui

Alerta de vendaval

O Inmet também emitiu um alerta amarelo para risco de vendaval em 88 municípios do estado. Além de cidades do Oeste da Bahia, partes das regiões Norte e da Chapada Diamantina por ter vendavais de 40 a 60 km/h. De acordo com o instituto, o alerta vale até as 18h desta terça-feira.

Notícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário