Agência de atendimento do INSS em Formosa do Rio Preto (BA) Foto: Darlan A. Lustosa | Portal do Cerrado
A Instituto Nacional do Seguro Social ampliou para 90 o número de serviços que passam a ser realizados de forma não presencial e apenas seis continuarão a ser prestados pessoalmente nas agências.
A partir desta quarta-feira (10) o órgão conclui o processo de digitalização dos seus serviços. Agora, marcação de perícias para prolongamento de benefícios, marcação de perícia domiciliar e solicitação de auxílio acidente serão incluídos na lista de atendimentos feitos digitalmente pelo aplicativo ou central telefônica do órgão.
Com a adição realizada a partir desta quarta de mais 11 serviços, ficarão no atendimento presencial apenas:
Segundo o INSS, o processo de digitalização dos serviços começou em 2017, quando os processos dos chamados serviços de reconhecimento inicial de direitos, como pedidos de pensão, aposentadorias e salário maternidade, funcionavam em duas modalidades. Na época, era possível fazer o pedido pelo aplicativo e telefone ou agendar um atendimento presencial na agência. Em uma segunda fase, esses processos deixaram de ter atendimento presencial e os de manutenção de benefícios também passaram a ser prestados pelo meio digital.
Em Formosa do Rio Preto a agência do órgão realiza diariamente uma média de vinte atendimentos. A ideia do Órgão é diminuir os atendimentos realizados pessoalmente para acelerar os processos de concessão de benefícios.
Profissionais que trabalham com direito previdenciário e lidam diariamente com o INSS fazem coro às reclamações.
“Vejo a mudança com muita tristeza porque vai piorar um quadro de atraso que já existe. Não ter o contato pessoal com o agente público que é o servidor é muito ruim. Esses novos serviços vão ter a mesma falta que os serviços que já vem sendo prestados virtualmente”, opina a advogada e professora de direito previdenciário Anna Carla Fracalossi ao jornal Correio da Bahia.
Para Fracalossi, a mudança na forma de prestar o serviço é bastante negativa.
“Utilizar o atendimento digital como algo a mais, seria interessante, mas na prática, a substituição do atendimento presencial pelo virtual é ruim. Isso precariza o serviço porque não tem servidores na retaguarda para dar suporte a um aumento de demandas”, explica a especialista
Para o INSS, a função de orientação não será excluída, já que as dúvidas poderão ser tiradas presencialmente. ”O atendimento nas unidades não deixam de existir, o que a previdência quer é fazer com que a entrada de processos seja mais rápida, e tenha maior alcance, que pode ser acessado de qualquer lugar do Brasil. Queremos focar os esforços no reconheço inicial de direitos, mas o atendimento e contato com o segurado não deixam de existir”, defende Liliam Aragão.
Como usar o app?
Senha – Primeiro é preciso gerar uma senha de acesso ao aplicativo e site Meu.INSS.gov.br
Central – A senha pode ser criada pelo telefone 135
Dados – O segurado também pode confirmar os dados pedidos no próprio aplicativo
Agência – Quem não conseguir gerar a senha online pode ir a uma agência presencial
Onde tem agência?
Formosa do Rio Preto – Av. Matriz – Bairro Projeto
Os novos serviços que migram para o digital a partir desta quarta: Neste link você tem acesso a lista de serviços oferecidos pelo via internet
Neste link você tem acesso a mais informações .
A polícia prendeu um homem na sexta-feira (4), suspeito de estupro em Buritirama, no Oeste…
Homem de 25 anos é preso por suspeita de estupro em Santa Rita de Cássia…
Copa Bahia/Piauí de Motocross 2025 acontece nos dias 5 e 6 de abril em Formosa…
A primeira cirurgia de tumor cerebral realizada em Floriano, no Sul do Piauí, aconteceu com…
Homem de 31 anos foi preso após tentativa de homicídio com arma branca em distrito…
Um vídeo que circula nos principais jornais da Bahia, mostra o momento em que um…
This website uses cookies.