A Instituto Nacional do Seguro Social ampliou para 90 o número de serviços que passam a ser realizados de forma não presencial e apenas seis continuarão a ser prestados pessoalmente nas agências.
A partir desta quarta-feira (10) o órgão conclui o processo de digitalização dos seus serviços. Agora, marcação de perícias para prolongamento de benefícios, marcação de perícia domiciliar e solicitação de auxílio acidente serão incluídos na lista de atendimentos feitos digitalmente pelo aplicativo ou central telefônica do órgão.
Com a adição realizada a partir desta quarta de mais 11 serviços, ficarão no atendimento presencial apenas:
- Perícia médica
- Avaliação social
- Vista ou carga de processos (consultas ao processo)
- Realização de prova de vida
- Devolução de documentos
- Outros cumprimentos de exigências
Segundo o INSS, o processo de digitalização dos serviços começou em 2017, quando os processos dos chamados serviços de reconhecimento inicial de direitos, como pedidos de pensão, aposentadorias e salário maternidade, funcionavam em duas modalidades. Na época, era possível fazer o pedido pelo aplicativo e telefone ou agendar um atendimento presencial na agência. Em uma segunda fase, esses processos deixaram de ter atendimento presencial e os de manutenção de benefícios também passaram a ser prestados pelo meio digital.
Em Formosa do Rio Preto a agência do órgão realiza diariamente uma média de vinte atendimentos. A ideia do Órgão é diminuir os atendimentos realizados pessoalmente para acelerar os processos de concessão de benefícios.
Profissionais que trabalham com direito previdenciário e lidam diariamente com o INSS fazem coro às reclamações.
“Vejo a mudança com muita tristeza porque vai piorar um quadro de atraso que já existe. Não ter o contato pessoal com o agente público que é o servidor é muito ruim. Esses novos serviços vão ter a mesma falta que os serviços que já vem sendo prestados virtualmente”, opina a advogada e professora de direito previdenciário Anna Carla Fracalossi ao jornal Correio da Bahia.
Para Fracalossi, a mudança na forma de prestar o serviço é bastante negativa.
“Utilizar o atendimento digital como algo a mais, seria interessante, mas na prática, a substituição do atendimento presencial pelo virtual é ruim. Isso precariza o serviço porque não tem servidores na retaguarda para dar suporte a um aumento de demandas”, explica a especialista
Para o INSS, a função de orientação não será excluída, já que as dúvidas poderão ser tiradas presencialmente. ”O atendimento nas unidades não deixam de existir, o que a previdência quer é fazer com que a entrada de processos seja mais rápida, e tenha maior alcance, que pode ser acessado de qualquer lugar do Brasil. Queremos focar os esforços no reconheço inicial de direitos, mas o atendimento e contato com o segurado não deixam de existir”, defende Liliam Aragão.
Como usar o app?
Senha – Primeiro é preciso gerar uma senha de acesso ao aplicativo e site Meu.INSS.gov.br
Central – A senha pode ser criada pelo telefone 135
Dados – O segurado também pode confirmar os dados pedidos no próprio aplicativo
Agência – Quem não conseguir gerar a senha online pode ir a uma agência presencial
Onde tem agência?
Formosa do Rio Preto – Av. Matriz – Bairro Projeto
Os novos serviços que migram para o digital a partir desta quarta: Neste link você tem acesso a lista de serviços oferecidos pelo via internet
- Acordos Internacionais Previdenciários
- Cálculo de Contribuição em Atraso
- Emissão e/ou Cálculo de GPS
- Inscrição junto à Previdência Social
- Seguro Defeso – Pescador Artesanal
- Reemisão de parcelas – Seguro Defeso
- Validação Facultativa Baixa Renda
- Requerimento de Antecipação de Pag. da Revisão do Art. 2
- Marcação ou Remarcação de Pp, Pr, Hospitalar e Domiciliar
- CAT, Acréscimo 25%, isenção de IR e Auxílio-Acidente
- Atualização de Dados Cadastrais do segurado
Neste link você tem acesso a mais informações .