Inteligência artificial ‘parecida’ com ‘Chat GPT chega ao WhatsApp

Milhões de brasileiros já tiveram acesso a uma assistente virtual, integrado ao aplicativo de mensagens whatsApp e também ao Telegram. A “LuzIA” funciona como um Chat GPT e foi criada para se tornar o primeiro destino de quem busca informações na internet. A ferramenta de inteligência artificial é gratuita e para usá-la, basta enviar uma mensagem no WhatsApp ou no Telegram para (11) 97255-3036.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Logo de primeira interação, a robô explica que os usuários podem perguntar como preparar uma receita culinária, pedir dicas de filmes. Também pode tirar dúvidas sobre tarefas domésticas ou de trabalho, revisar e traduzir textos, entre outros.

Lançada em julho, a ferramenta usa três modelos de inteligência artificial, que a torna capaz de criar imagens a partir de descrições em texto (Stable Diffusion, da Stability AI), transformar áudio de até 10 minutos em texto (Whisper, da OpenAI) e interagir de forma ilimitada por texto (GPT 3.5, da OpenAI), conforme informações do g1.

Avatar da LuzIA. Crédito: Divulgação/LuzIA

A assistente tem ainda nove personalidades disponíveis. Além da versão padrão, é possível fazê-la escrever como se fosse uma amiga, um profissional de marketing ou personagens como Hermione, de Harry Potter, e Mestre Yoda, de Star Wars. Para ativar outras personalidades, é só enviar uma mensagem com o comando “/amigo”.

Para ativar a funcionalidade de criação de imagens, o usuário envia uma mensagem com a palavra “imagine”, com a descrição em seguida.

ChatGPT (do inglês: Chat Generative Pre-Trained Transformer) é um chatbot online de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela OpenAI, lançado em novembro de 2022.

O nome “ChatGPT” combina “Chat”, referindo-se à sua funcionalidade de chatbot, e “GPT”, que significa Generative Pre-trained Transformer (Transformador Pré-treinado Generativo, em tradução livre), um tipo de modelo de linguagem grande (Large Language Model, LLM, na sigla em inglês).

brasil
Comentários (1)
Adicionar Comentário
  • Carlos Daniel

    Oi