Brasil

Irmã Dulce é canonizada e se torna a primeira santa brasileira

A religiosa baiana, Maria Rita Lopes Pontes foi canonizada na manhã deste domingo (13) na Praça São Pedro em Roma pelo Papa Francisco e passará a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres.

A cerimônia teve início com o rito da canonização: o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Becciu, acompanhado dos postuladores, foi ao Santo Padre e pediu que se procedesse à canonização dos beatos. Por volta das 05h35 (horário de Brasília) ela foi declarada santa pelo Papa.

Popularmente conhecida como Anjo Bom da Bahia, Dulce foi uma das religiosas mais populares do Brasil, graças ao trabalho social que desenvolveu ao longo de seus anos de vida, voltado aos pobres e desvalidos na capital baiana.

Embora outras brasileiras tenham sido canonizados pela Igreja Católica, o Vaticano considera que Santa Dulce dos Pobre, seja a primeira mulher nascida no Brasil que teve milagres reconhecidos pela Santa Sé.

Irmã Dulce Lopes Pontes – Maria Rita nasceu, em Salvador, Bahia, em 1914. Tinha 6 anos quando sua mãe faleceu. Aos 18, entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, onde recebeu o nome de Dulce. Fundou a União dos Trabalhadores de São Francisco, um movimento operário cristão, e o hospital Santo Antônio.

Irmã Dulce faleceu na capital baiana em 1992. Foi beatificada em 2011, durante o Pontificado de Bento XVI.

O milagre que a levou à canonização é a cura milagrosa de José Maurício Bragança Moreira, que ficou cego por causa de um glaucoma grave. Ao sofrer de conjuntivite, colocou uma pequena imagem da Irmã Dulce sobre os olhos, pedindo a sua intercessão. Quando acordou, voltou a ver de novo.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Homem é alcançado após mandado de prisão em Santa Rita de Cássia

Na manhã de quarta-feira (16), a prisão preventiva em Santa Rita de Cássia, na Bahia,…

% dias atrás

AgroFormosa 2025 terá primeiro leilão de ovinos de alto padrão

Leilão inédito de ovinos Dorper e Santa Inês, marcará a AgroFormosa 2025 e valorizará a…

% dias atrás

Como cuidar de uma panela de ferro para que dure por décadas

Descubra como cuidar da sua panela de ferro para que ela dure por décadas. Veja…

% dias atrás

8 alimentos para aumentar a imunidade no outono e inverno

Saiba como aumentar a imunidade no outono e inverno com 8 alimentos poderosos e fáceis…

% dias atrás

Motorista morre após carreta tombar na BA-026 no sudoeste baiano

Motorista morreu na manhã desta quinta-feira (17) após perder o controle da carreta que dirigia…

% dias atrás

Bahia pode ter nova santa com beatificação de Maria Milza

Bahia pode ganhar uma nova santa, com o início do processo de beatificação de Maria…

% dias atrás

This website uses cookies.