Irmãos de prefeita de cidade do RN morrem durante operação contra o tráfico em Barra na Bahia

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e da Bahia resultou em uma prisão na cidade de Vitória da Conquista e na morte de dois suspeitos em Barra no Oeste baiano. A operação, que ocorreu na tarde da terça-feira (19), teve como alvos três irmãos da prefeita Damária Jácome da cidade de João Dias, no interior do Rio Grande do Norte.

Segundo a Polícia Civil da Bahia, os três irmãos investigados por tráfico internacional de drogas foram localizados na operação denominada de Sinaloa, deflagrada para cumprir mandados de prisão preventiva contra os alvos. Um dos homens teve a ordem judicial cumprida em uma academia na cidade de Vitória da Conquista. O suspeito de 35 anos estava com a prisão decretada pela Justiça Federal do Paraná. A ação é resultado de uma apuração realizada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado-Deicor em conjunto com o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado-Draco.

De acordo com o diretor do Draco, delegado José Alves Bezerra Júnior, o trio suspeito de narcotráfico era apontado como um dos maiores fornecedores de drogas da Região Nordeste. “Apuramos que os irmãos chegaram a comercializar mais de R$ 30 milhões em maconha”, destacou Bezerra.

Após a prisão do primeiro alvo, os policiais se deslocaram para a cidade de Barra, distante 600 quilômetros de Vitória da Conquista, para cumprirem os outros dois mandados por tráfico internacional de drogas, associação ao tráfico e organização criminosa.

Em nota publicada, a Polícia Civil, disse que as equipes foram recebidas a tiros pelos suspeitos. Houve confronto e os dois irmãos ficaram feridos. Eles foram socorridos, mas não resistiram. Duas pistolas, munições e um carro foram apreendidos com a dupla. Outras quatro pessoas da mesma família já haviam sido presas no Rio Grande do Norte, durante operações anteriores realizadas pela Deicor em setembro de 2020 e junho deste ano. (veja mais abaixo)

A quadrilha fazia parte da lista dos procurados pela Organização Internacional de Polícia Criminal – Interpol. “A Operação Sinaloa integra uma série de ações de Polícia Judiciária, realizadas por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de combater a atuação de organizações criminosas no Nordeste”, ressaltou o diretor do Draco.

De acordo com site, Agorarn, os dois mortos são Francisco Deus Amor Jacome de Oliveira e Leidjan Jacome de Oliveira. Romeu Jácome de 35 anos teve a ordem judicial cumprida em uma academia, na cidade de Vitória da Conquista.

Além deles, outro irmão, Samuel Jácome, já estava preso após operação em Sergipe, em julho deste ano, também por suspeita de envolvimento com facção criminosa.

Os quatro irmãos são filhos do atual presidente da Câmara dos Vereadores da cidade, Laete Jácome

irmãos foram mortos durante mais uma fase de operação em combate ao tráfico de drogas – Foto: 98fmnatal

Outras prisões

Informações publicadas hoje no G1, diz que o vereador Laete Jácome (PP), foi preso em flagrante, dentro de casa, em outubro de 2020, junto com outras seis pessoas. No imóvel, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão, foram encontradas armas e munições.

As armas eram: duas espingardas calibre 12 com 100 munições do mesmo calibre, dois rifles calibre 38 com 103 munições, e três pistolas calibre 380, com 80 munições. Também foram encontrados R$ 15.535 em dinheiro.

A própria prefeita, então candidata a vice, também teve mandado de prisão expedido pela Justiça e ficou foragida, na época, por suposto envolvimento em grupo responsável por receptação posse ilegal de arma de fogo, mas está em liberdade por decisão da Justiça.

João Dias é um dos menores municípios do Rio Grande do Norte e tem uma população estimada em 2.653 pessoas, pelo IBGE. Ainda de acordo com o órgão, em 2019, apenas 7,4% tinha alguma ocupação e o salário médio era de 1,7 salário mínimo.

com G1/RN, 98FMNATAL/Polícia Civil da Bahia.

Notícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário