Uma jaguatirica foi avistada durante esta semana tentando fugir de uma área de queimada na região de cerrado no município de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia. O animal mostrava sinais de cansaço e o narrador indica que ele estava com patas queimadas.
Nas imagens, é possível identificar que a região de mata está em chamas e o animal aparece em uma área descampada. Populares, que registraram o momento, demonstraram preocupação com o animal.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Segundo informações que chegaram no meio da semana ao Portal do Cerrado, o animal fugiu depois de um tempo próximo a um grupo de pessoas. No vídeo original, também é possível observar um pipa acoplado a um trator e outros equipamentos agrícolas e homens de prontidão na área de cerrado, observando o fogo.
O incêndio ocorreu na região da Coaceral, área de grandes fazendas produtoras de grãos, em especial da monocultura da soja.
O Oeste baiano está há mais de 120 dias sem ocorrências de chuva, o que é considerado normal, por causa do período seco da região. A região tem registrado temperaturas próximas aos 40ºC. (leia aqui) Conforme o G1, em 2022, a região chegou a registrar 92 pontos de queimadas em menos de 24 horas.
Nesta semana, o município de Formosa do Rio Preto registrou as temperaturas mais altas do estado. (leia aqui e aqui)