A região do Jalapão na fronteira com Formosa do Rio Preto tem casos confirmados do novo coronavírus. No último dia 6, o prefeito de São Félix do Tocantins decretou o uso obrigatório de máscaras de proteção facial e fechou várias vias de acesso ao município. São Félix ainda não tem casos confirmados mas faz fronteira com Lizarda que tem caso confirmado da doença com uma morte registrada, assim também como o município de Novo Acordo na mesma região.
Mais ao sul do estado e também com fronteira com Formosa do Rio Preto, Dianópolis também tem um caso da doença. O fluxo de pessoas da região do Gerais do Rio Preto com a sede do município do Tocantins é mais intenso do que com Formosa do Rio Preto por está a mais de 150 km da Aldeia do Gerais, por exemplo que tem cerca de 250 moradores.
Veja os números da Covid-19 no estado:
Araguaína – 163 casos
Palmas – 124 casos – duas mortes
Gurupi – 19 casos
São Miguel do Tocantins – 18 casos
Cariri do Tocantins – 14 casos
Guaraí – 10 casos
Paraíso do Tocantins – 8 casos – uma morte
Nova Olinda – 8 casos
Couto Magalhães – 7 casos
Wanderlândia – 5 casos
Tabocão – 5 casos
Augustinópolis – 4 casos – duas mortes
Miranorte – 4 casos – uma morte
Porto Nacional – 3 casos
Sítio Novo do Tocantins – 3 casos – uma morte
Colinas do Tocantins – 3 casos
Araguatins – 3 casos
Tocantinópolis – 2 casos
Darcinópolis – 2 casos
Aguiarnópolis – 2 casos – uma morte
Lizarda – 1 caso – uma morte
Axixá do Tocantins – 1 caso
Bandeirantes do Tocantins – 1 caso
Dianópolis – 1 caso
Ananás – 1 caso
Barrolândia – 1 caso
Miracema do Tocantins – 1 caso
Sampaio – 1 caso
Palmeiras do Tocantins – 1 caso
Novo Acordo – 1 caso
Fátima – 1 caso
Formoso do Araguaia – 1 caso
Abreulândia – 1 caso
Filadélfia – 1 caso
Nova Rosalândia – 1 caso
Aliança do Tocantins – 1 caso
Darlan A. Lustosa
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.