O governador Jerônimo Rodrigues destacou nesta segunda-feira (5) o papel do agro na economia baiana e no abastacimento das cidades. O chefe do Executivo estadual participou da inauguração da sede da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e, na terça-feira (6), participa da inauguração da Bahia Farm Show, ao lado do presidente Lula. A agenda acontece no município de Luís Eduardo Magalhães, na região oeste.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Para Jerônimo, a Bahia Farm Show – organizada pela Aiba – “traz tudo o que há de mais tecnológico para os baianos”. A expectativa dos promotores da exposição de soluções tecnológicas para o agro é movimentar este ano, em negócios, mais do que os R$ 7,9 bilhões viabilizados em 2022.
“O agronegócio estadual, como produtor de grãos, frutas e carnes, e a dinamização econômica dessa região [Oeste] do estado da Bahia são importantes para manter as cidades abastecidas e para alavancar o setor econômico com um potencial muito forte como gerador de empregos, de renda e elevar o PIB do Brasil”, afirmou Jerônimo.
O Governo do Estado é apoiador da Bahia Farm Show, que reunirá, até sábado (10), representantes de grandes empresas, produtores, empreendedores e instituições financeiras. A secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) também apresentará oportunidades de investimentos, com orientações sobre incentivos fiscais. Já a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) distribuirá cartilhas sobre ações do Estado de suporte e apoio ao desenvolvimento do agronegócio na região Oeste da Bahia. A terceira secretaria com estande no evento será a de Desenvolvimento Rural.
Acompanharam o governador em Luís Eduardo Magalhães os titulares destas pastas, respectivamente Wallisson Tum, Angelo Almeida e Osni Cardoso; além dos secretários da Casa Civil, Afonso Florence; de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira e do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Geandro Ribeiro.