Brasil

Miguelito, do América-MG, é preso por injúria racial contra Allano

Em uma cena lamentável registrada durante a 6ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o meia Miguelito, do América-MG, foi preso em flagrante em Ponta Grossa (PR), acusado de injúria racial contra o atacante Allano, do Operário-PR — que já atuou pelo Bahia.

O caso aconteceu por volta dos 30 minutos do primeiro tempo, após uma disputa de bola que terminou com uma falta para o time paranaense. Segundo relato, o boliviano Miguelito teria dito a frase “preto do c…” para Allano, que imediatamente reagiu e chamou atenção da arbitragem.

Protocolo antirracista acionado, mas jogo seguiu normalmente

De acordo com o volante Jacy, também do Operário-PR, ele presenciou a fala ofensiva. O árbitro Alisson Sidnei Furtado seguiu o protocolo antirracista adotado pela Fifa e pela CBF: cruzou os braços em “X” à frente do peito e interrompeu a partida por cerca de 15 minutos.

Durante essa pausa, houve tensão dentro e fora do campo. Enquanto se aguardava uma possível checagem de imagens, torcedores se exaltaram, arremessando um copo com líquido contra o banco do América-MG. O torcedor foi identificado pelo camisa 4 do time visitante e acabou retirado da arquibancada.

Apesar do clima tenso, a partida retomou sem nenhuma alteração disciplinar.

Jogador ficará preso até audiência de custódia

Ao fim da partida, autor, vítima e testemunha foram conduzidos à sede da 13ª Subdivisão Policial para prestar depoimentos. A Polícia Civil do Paraná já entrou em contato com os canais de TV que transmitiram a partida, com apoio jurídico do Operário, para recolher provas em vídeo.

A pena prevista para o crime de injúria racial pode chegar a cinco anos de reclusão. Miguelito permanecerá preso até a audiência de custódia, que deverá acontecer nas próximas horas.

Operário-PR se manifesta e critica continuidade da partida

O Operário-PR emitiu nota lamentando a continuidade do jogo mesmo após a denúncia e acionamento do protocolo. O clube reafirmou o apoio total ao jogador Allano e disse que busca imagens nítidas que comprovem a agressão verbal.

“Allano denunciou para a arbitragem falas racistas do camisa 7 do América-MG… O Operário Ferroviário irá prestar todo apoio ao jogador Allano e lamenta a continuidade da partida sem modificações”, diz trecho da nota oficial.

De acordo com o portal Correio, até o fechamento desta publicação, nenhuma declaração oficial foi feita pela CBF ou pelo América-MG.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

ACM Neto visita Barreiras e reúne lideranças políticas da Direita

ACM Neto visita Barreiras e se reúne com lideranças políticas na região Oeste da Bahia

% dias atrás

Homem é morto durante torneio de dominó em Buritirama

Homem é morto e outro fica ferido em ataque a tiros durante torneio de dominó…

% dias atrás

Áudio vazado expõe comentário de Mônica Waldvogel na GloboNews

Áudio vazado expõe comentário de Mônica Waldvogel na GloboNews, no Programa Em Ponto

% dias atrás

Morre aos 77 anos Estela Fernandes, mãe do cantor Saulo Fernandes

Morre em Salvador aos 77 anos Estela Fernandesde Oliveira, mãe do cantor Saulo Fernandes, nascido…

% dias atrás

Enfermeira morre em capotamento na BR-242, entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães

Capotamento na BR-242 em Barreiras, na Bahia, mata enfermeira identificada como Marilene Alves Souza, de…

% dias atrás

Jovem é morta a tiros no bairro Vila Brasil em Barreiras

Uma jovem foi encontrada morta em Barreiras, Bahia, na madrugada deste domingo (12). Segundo portais…

% dias atrás

This website uses cookies.