Caiu com uma bomba a notícia dada por Jaques Wagner durante entrevista a Rádio Metrópole, de que o governador Rui Costa continuará a frente do governo da Bahia até o final de seu mandato. A expectativa dos progressistas, em especial do seu presidente na Bahia, João Leão, era de assumir o Palácio de Ondina por nove meses, o que seria um sonho para o atual vice-governador.
De acordo com o jornal Correio, Leão soube da notícia através do rádio e imediatamente convocou uma reunião com sua base no o final da tarde desta segunda-feira (7) na sede da vice-governadoria, para discutir os rumos do partido na sucessão estadual. Todos os parlamentares da sigla foram chamados, incluindo o deputado Mario Negromonte Junior, que está isolado no PP por divergências com os grupos controlados por Leão e pelo também deputado federal Ronaldo Carletto.
Um importante integrante do partido confidenciou ao site Bahia Notícias que é real a possibilidade de rompimento do PP com a base governista e o consequente apoio do partido a ACM Neto (UB). Nas palavras dele, abrir espaço na cabeça de chapa para Otto Alencar já era ruim, e ceder para um nome com menor musculatura é pior ainda.