Morreu na noite de sábado (25), o músico e humorista Juca Chaves, aos 84 anos, no Hospital São Rafael, em Salvador, na Bahia, onde estava internado há 15 dias. Conforme o hospital, Juca morreu “devido à complicações de problemas respiratórios”. A família pediu para que mais detalhes não fossem divulgados.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O velório está previsto para começar às 14h30 deste domingo, no Cemitério Bosque da Paz, também em Salvador. O corpo de Juca Chaves será cremado, às 16h.
Juca Chaves ficou reconhecido por burlar a censura e criticar a ditadura nos anos 1960 com suas composições. Exilado do Brasil em 1970, o artista buscou refúgio em Portugal – onde também manteve seu tom crítico diante o regime político do país europeu.
Nascido no Rio de Janeiro e considerado um dos principais nomes da Bossa Nova, Juca ficou conhecido como “O Menestrel Maldito” graças ao apelido dado pelo Poeta Vinicius de Moraes. O compositor era casado e tinha duas filhas, Maria Clara e Mariana Morena.
Formado em música clássica, Juca começou a carreira profissional em 1955, na TV Tupi, em São Paulo, sempre com humor ácido, inteligente e com críticas sociais.
O músico foi candidato ao Senado pela Bahia em 2006 pelo PSDC e usou da poesia e do humor para pedir votos. Ele não foi eleito, mas a campanha de versos marcantes divertiu os baianos na época.
Juca era casado, desde 1975, com Yara Chaves, com quem vivia na capital baiana.
Com g1 e Carta Capital