Ministro de Lula deixa cargo após denúncia da PGR | Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou nesta terça-feira (8) seu pedido de exoneração do governo Lula. A decisão vem logo após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar uma denúncia contra ele por suspeita de desvio de emendas parlamentares, quando ainda era deputado federal.
Em uma carta aberta, Juscelino afirmou que sua saída é uma forma de preservar o governo e se dedicar integralmente à sua defesa. “Não o fiz por falta de compromisso. Saio por acreditar que, neste momento, o mais importante é proteger o projeto de país que ajudamos a construir”, escreveu.
A denúncia gira em torno de recursos destinados à cidade de Vitorino Freire, no Maranhão, onde a irmã do ex-ministro, Luanna Rezende, era prefeita. Segundo o Ministério Público, houve direcionamento irregular de emendas parlamentares.
🔎 Importante esclarecer: Uma denúncia não significa condenação. Trata-se de um pedido do MP para abertura de processo penal. Portanto, o STF ainda precisa avaliar se aceitará ou não a acusação.
O caso está agora sob relatoria do ministro Flávio Dino, que deve abrir prazo para que a defesa se manifeste. Em seguida, a Primeira Turma ou o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se transforma Juscelino em réu.
Na mesma carta, Juscelino agradeceu ao presidente Lula pelo apoio “incondicional” e afirmou que continuará acreditando no projeto do governo. “Confio plenamente nas instituições do nosso país. As acusações que me atingem são infundadas. A justiça virá!”, declarou.
A defesa do ex-ministro, por sua vez, declarou em nota que:
Caso a denúncia seja aceita, Juscelino passará à condição de réu, e uma nova fase do processo terá início, com a coleta de depoimentos e provas. Posteriormente, o STF decidirá pela condenação ou absolvição.
Enquanto isso, o Ministério das Comunicações segue sem titular, aguardando uma nova nomeação por parte do presidente Lula.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Movimentação policial e presença do IML em Barreiras, na Bahia, levantam suspeitas sobre desaparecimento de…
YouTube fora do ar? Usuários relatam falha global nesta quarta (15)
Bahia x Vitória: tudo o que está em jogo no Ba-Vi desta quinta-feira (16) pela…
Uma troca de tiros durante uma operação da Polícia Civil em Água Branca, no Piauí,…
Polícia investiga possível contaminação em água após homem passar mal no interior de SP
Deputado Estadual Binho Galinha é suspenso do PRD após prisão na Bahia
This website uses cookies.