Justiça determina cassação de prefeita e vice de cidade da BA por abuso de poder e concessão de benefícios em troca de votos — Foto: Reprodução/Redes sociais
A Justiça Eleitoral da Bahia cassou a prefeita e o vice-prefeito de Maiquinique, no sudoeste do estado, por abuso de poder político, captação ilícita de votos e conduta vedada. A decisão, publicada nesta terça-feira (23) no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), atinge Valéria Silveira (PV) e Kayke Jardim (PSD), que ficam inelegíveis pelos próximos oito anos.
Segundo a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), a dupla manipulou a data de pagamento dos precatórios do Fundef e do Fundeb, liberando os valores apenas um dia antes de registrarem candidatura à reeleição em 2024. A medida foi divulgada em redes sociais para fortalecer suas imagens eleitorais.
A investigação identificou ainda a concessão de licenças-prêmio a servidores públicos em troca de apoio político. Entre janeiro e outubro de 2024, foram 46 licenças concedidas, sendo 27 convertidas em dinheiro, 19 não convertidas e 18 indeferidas.
De acordo com a juíza Giselle de Fátima Cunha Guimarães Ribeiro, da 91ª Zona Eleitoral, os atos foram arbitrários, sem análise funcional ou parecer jurídico. Para ela, a prática configurou captação ilícita de sufrágio.
Além da cassação e da inelegibilidade, cada um dos políticos foi multado em R$ 10 mil. A coligação Maiquinique Segue Avançando também recebeu multa de igual valor por conduta vedada.
A decisão ainda cabe recurso em instâncias superiores.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Acidente com micro-ônibus na BR-242 deixa feridos no trecho de Seabra, na Chapada Diamantina, na…
Cleyton Gomes de Santana, de 46 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (25), no Hospital…
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emiteu três alertas para Formosa do Rio Preto; baixa…
Tiros disparados na manhã desta quinta-feira (25) deixaram dois alunos da Escola Estadual Luiz Felipe,…
Formosa do Rio Preto: homem é preso por porte ilegal de arma de fogo
Vereador de Belém do Piauí morre em acidente na PI-243; Geofrancis Latorrres Ribeiro, tinha 31…
This website uses cookies.