Caetano Veloso / Foto: Creative Commmons
A 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro rejeitou, na terça-feira (18), a ação movida pelo cantor Caetano Veloso contra o estilista e empresário Oskar Metsavaht e sua marca, a Osklen.
O cantor baiano havia solicitado uma indenização de R$ 1,3 milhão, alegando que a grife lançou uma coleção inspirada no movimento tropicalista sem sua autorização. As informações foram divulgadas pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.
Caetano Veloso também havia solicitado a retirada de produtos da série “Brazilian Soul” das lojas físicas e virtuais da Osklen, que utilizavam os termos “Tropicália” e “tropicalismo”. No entanto, o juiz Alexandre de Carvalho Mesquita, responsável pelo caso, concluiu que o cantor não possui exclusividade sobre o movimento cultural. Caetano Veloso foi um dos expoentes na década de 1960.
Na análise do caso, o juiz Mesquita ressaltou que a Tropicália foi um movimento coletivo, envolvendo diversos artistas. “O artista não tem absolutamente nenhuma exclusividade sobre a Tropicália”, afirmou o magistrado. Ele comparou a situação à Semana de Arte Moderna de 1922 e ao movimento Jovem Guarda. O magistrado destacou que figuras importantes desses movimentos, como Roberto Carlos, não tentaram se apropriar deles em detrimento dos demais participantes.
“O movimento modernista, assim como a Tropicália, foi um movimento envolvendo diversos artistas de diversas áreas distintas, não podendo o autor [Caetano] se achar o ‘dono’ da segunda”, explicou o juiz. “Da mesma forma, não se tem notícia de que Roberto Carlos, o maior destaque do movimento Jovem Guarda, tenha a pretensão de se apropriar em detrimento dos demais participantes.”
Como resultado da decisão, Caetano Veloso terá de arcar com as custas do processo. A decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro enfatiza a natureza coletiva dos movimentos culturais e a impossibilidade de um único indivíduo reivindicar exclusividade sobre eles.
Contudo, não há informações se o baiano irá recorrer da decisão.
Copa Bahia/Piauí de Motocross 2025 acontece nos dias 5 e 6 de abril em Formosa…
A primeira cirurgia de tumor cerebral realizada em Floriano, no Sul do Piauí, aconteceu com…
Homem de 31 anos foi preso após tentativa de homicídio com arma branca em distrito…
Um vídeo que circula nos principais jornais da Bahia, mostra o momento em que um…
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou sua pré-candidatura à Presidência visando as eleições de 2026,…
Terceira edição da Agro Formosa, feira agropecuária de Formosa do Rio Preto, no Oeste da…
This website uses cookies.