Mundo

Kim Jong-un reúne-se a Xi Jinping pela segunda vez na China

O presidente da China, Xi Jinping, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, se reuniram nestas segunda (7) e terça-feira (8) na cidade chinesa de Dalian para avaliar os progressos diplomáticos conquistados na península coreana nos últimos meses e as perspectivas para o futuro, anunciou a imprensa oficial chinesa.

A reunião acontece menos de duas semanas depois da histórica cúpula intercoreana,realizada em 27 de abril, na qual foi dado o primeiro passo para a reconciliação entre as duas Coreias. Há expectativas, agora, sobre a reunião entre Kim Jong-un e Donald Trump, prevista entre o fim deste mês e o início do próximo.

Xi afirmou a Kim que está “feliz” com o “progresso positivo” da situação na península coreana desde a primeira reunião entre ambos, no final de março em Pequim, segundo indicou a agência oficial chinesa Xinhua. Mas há sinais sobre sua insatisfação com o alijamento da China e a maior influência dos Estados Unidos nas negociações de paz entre as Coreias. Xi quer ainda evitar que Pyongyang saia da esfera de poder chinesa.

Por sua vez, o líder norte-coreano destacou ao presidente da China que a situação na península “experimentou avanços significativos”. “Estes são os resultados positivos da reunião histórica” de março em Pequim, afirmou Kim Jong-un.

A reunião em Dalian seguiu o tradicional sigilo dos encontros entre dirigentes de ambos países. Somente foi confirmada depois de seu término.

Só alguns veículos de imprensa asiáticos disseram nesta terça-feira que havia um avião norte-coreano em Dalian, enquanto o jornal de Hong Kong The South China Morning Post avançou que Xi, cuja viagem para essa cidade era esperada para os testes do primeiro porta-aviões construído pela China, poderia ter se reunido com o próprio Kim Jong-un.

Na semana passada, o ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, viajou para Pyongyang e se reuniu com Kim, que insistiu na determinação de eliminar as armas nucleares da península coreana.

A China é o principal aliado da Coreia do Norte, embora o comércio bilateral tenha despencado nos últimos meses à medida que Pequim aplicou sanções econômicas aprovadas pela ONU, em resposta às atividades nucleares e testes com mísseis da Coreia do Norte.

Nesta terça-feira, o presidente dos Estados Unidos publicou no Twitter que falará por telefone com Xi Jinping para discutir a situação com a Coreia do Norte, as relações bilaterais e comerciais entre Pequim e Washington.

Portal do Cerrado

No Portal do Cerrado, a redação é especializada em produzir notícias atualizadas e conteúdo de qualidade, com foco em acontecimentos do Oeste da Bahia e regiões vizinhas. Utilizamos as melhores práticas para garantir que as publicações estejam sempre em destaque, alcançando um público cada vez maior.

POSTAGENS RECENTES

Formosense participa dos Jogos dos Heróis nos EUA

A delegada da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Sibele Marques, natural de Formosa do…

% dias atrás

Homem morre após moto ser atingida por carro no Sul do PI

Um homem identificado como Márcio Júnior Fernandes Alves, de 39 anos, morreu após um acidente…

% dias atrás

Alerta de baixa umidade atinge Formosa do Rio Preto e outras 113 cidades baianas

A Bahia está sob alerta meteorológico amarelo para baixa umidade, emitido pelo Instituto Nacional de…

% dias atrás

Lula lança Plano Safra com R$ 78 bi para agricultura familiar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta segunda-feira (30), no Palácio do…

% dias atrás

Corregedoria recomenda PAD contra juíza de Barreiras

Uma juíza de Barreiras, na Bahia, titular da 3ª Vara Cível e de Registros Públicos,…

% dias atrás

Motociclista morre após cair em rotatória da BR-242 em Barreiras

O motociclista identifica como Henrico, de apenas 19 anos, morreu durante um acidente na rotatória…

% dias atrás

This website uses cookies.