Bahia

Lava Jato queria acelerar ações contra Jaques Wagner em 2018, diz coluna

A colunista Mônica Bergamo do jornal Folha de S. Paulo, divulgou em sua coluna hoje (29) um diálogo entre o procurador do Ministério Público (MPF), Deltan Dallagnol e os colegas da Lava Jato em que ele queria acelerar ações contra o então candidato eleito ao Senado pela Bahia Jaques Wagner.

Segundo mensagens, Deltan afirmou que valeria fazer busca e apreensão sobre o petista “por questão simbólica”. Em uma das conversas, o chefe da Lava Jato pergunta: “Caros, Jaques Wagner evoluiu? É agora ou nunca… Temos alguma chance?”.

Um procurador identificado como Athayde (provavelmente Athayde Ribeiro Costa) responde: “As primeiras quebras em face dele não foram deferidas”. Mas novos fatos surgiram e eles iriam “pedir reconsideração”.

“Isso é urgentíssimo. Tipo agora ou nunca kkkkk”, escreve Deltan. Athayde diz que “isso não impactará o foro”. Deltan responde: “Não impactará, mas só podemos fazer BAs [operações de busca e apreensão] nele antes [da posse]”.

Logo, uma procuradora pondera que Wagner já tinha sido alvo de um mandado de busca e apreensão : “Nem sei se vale outra”. Deltan responde: “Acho que se tivermos coisa pra denúncia, vale outra BA até, por questão simbólica”. E completa: “Mas temos que ter um caso forte”. Athayde informa que seria “mais fácil” Wagner aparecer “forte” em outro caso, e Deltan finaliza: “Isso seria bom demais”.

Em nota enviada à coluna, a Lava Jato informou que “o material não permite constatar o contexto e a veracidade do conteúdo”.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Dois morrem em confronto em Ibotirama, na Bahia

Veículo roubado, armas e munições foram apreendidos após confronto com a polícia em Ibotirama nesta…

% dias atrás

Juscelino Filho deixa Ministério das Comunicações após denúncia da PGR

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou nesta terça-feira (8) seu pedido de exoneração do…

% dias atrás

Repórter do SBT é expulso por policiais em transmissão ao vivo

O repórter do SBT, Rodrigo Garavini, foi retirado por policiais civis durante uma transmissão ao…

% dias atrás

Como tirar manchas de suor das roupas com bicarbonato de sódio

As manchas de suor nas roupas, especialmente nas axilas de camisetas brancas ou coloridas claras,…

% dias atrás

Motorista morre em colisão entre caminhões em Formosa do Rio Preto

Motorista seguia para o estado de Goiás, após deixar o Maranhão com uma carga de…

% dias atrás

Acidente com ônibus mata dez pessoas no Triângulo Mineiro

Um grave acidente envolvendo um ônibus de viagem deixou dez mortos, incluindo duas crianças, na…

% dias atrás

This website uses cookies.